Sydney Sweeney, estrela de propaganda eugenista, é filiada ao partido de Trump

Atualizado em 4 de agosto de 2025 às 10:55
Sydney Sweeney na campanha publicitária da American Eagle – Foto: Reprodução

O nome de Sydney Sweeney voltou a viralizar nas redes após usuários descobrirem um registro de filiação ao Partido Republicano dos Estados Unidos, com os mesmos dados de nome, data de nascimento e residência da artista. A filiação teria sido feita em 14 de junho de 2024, segundo o site oficial de registros eleitorais da Flórida, onde é possível verificar o status dos eleitores.

A repercussão ocorreu após a divulgação de uma campanha da marca American Eagle estrelada pela atriz de Euphoria.

No material, a artista diz: “Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis”.

A frase gerou críticas por supostamente associar beleza à herança genética, o que muitos consideraram uma mensagem eugenista e elitista.

A peça publicitária também focava na frase: “Sydney Sweeney has great genes” (“Sydney Sweeney tem ótimos genes”, na tradução livre para o português), brincando com a suposta sonoridade parecida das palavras “genes” e “jeans”.

Sydney Sweeney na campanha publicitária da American Eagle – Foto: Reprodução

Críticos apontaram que o anúncio reforça padrões de beleza excludentes, tendo em vista que a atriz representa características associadas ao ideal ariano: branca, loira, olhos claros e sem deficiência.

A atriz ainda não comentou sobre a campanha nem sobre o registro de filiação republicana, mas essa não é a primeira vez que ela é alvo de críticas envolvendo política.

Em 2022, ela organizou uma festa para a mãe em que convidados usavam bonés vermelhos com a frase “Make Sixty Great Again”, fazendo referência estética ao slogan “Make America Great Again”, de Donald Trump. Na época, ela negou que a ação tivesse qualquer intenção política.