Destaques

Após caos, prefeito reclama da companhia de energia privatizada de Porto Alegre (RS)

Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre (RS). Foto: reprodução

Assim como aconteceu em São Paulo em novembro de 2023, Porto Alegre está sofrendo com a falta de fornecimento de eletricidade após um temporal atingir a cidade. Segundo o prefeito, Sebastião Melo (MDB), cinco estações de tratamento de água, de seis existentes, estão há mais de um dia sem funcionamento, “afetando 1,2 milhão” de porto-alegrenses.

Também seguindo o exemplo paulista, a responsabilidade recai sobre a empresa privada de fornecimento de energia, no caso a Equatorial Energia (CEEE). Melo também reclamou no X, antigo Twitter, da companhia pela falta de resposta até para ele: “A CEEE Equatorial não tem posição precisa sobre o retorno da luz”, escreveu.

Na sequência, o prefeito também cobrou em público que a distribuidora de energia envie alguém para que colabore com o município para restituir o fornecimento na cidade. “Já que a direção da Equatorial não atende o telefone nas últimas horas, fazemos um apelo para que alguém da empresa compareça ao Ceic e nos auxilie na governança conjunta para retomar a normalidade”, apelou na rede social. 

Chuva e caos em Porto Alegre

Uma tempestade devastadora atingiu a capital gaúcha na noite de terça-feira (16), deixando um rastro de destruição. A força do vento derrubou aproximadamente 150 árvores, obstruindo vias e aumentando os desafios de mobilidade na cidade. Ruas foram interditadas, complicando o acesso de veículos e pedestres.

Hospitais foram severamente afetados, com relatos de inundações e problemas estruturais. O Hospital de Pronto Socorro, em particular, teve seu funcionamento comprometido devido ao retorno da rede de esgoto e alagamentos em áreas críticas, como a emergência e o 5º andar.

Os Prontos Atendimentos Cruzeiro do Sul e Lomba do Pinheiro precisaram recorrer a geradores de energia elétrica para manter as operações. No Hospital São Lucas, vinculado à PUC-RS, pacientes de enfermaria foram remanejados após destelhamento em três andares e a queda de parte do teto em dois leitos de UTI.

Segundo a MetSul Meteorologia, alguns bairros registraram 75 milímetros de chuva até a meia-noite desta quarta-feira (17). A média histórica para janeiro é de 120 milímetros. A Climatempo relatou ventos excepcionalmente fortes, atingindo 107 km/h na base aérea de Canoas e 89 km/h no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das dez da noite da terça-feira.

O passado de Sebastião Melo

Logo após a reclamação e cobrança pública do prefeito contra a Equatorial, um usuário do X fez questão de relembrar ao político como foi sua atuação enquanto deputado federal do Rio Grande do Sul. Na ocasião, em julho de 2019, Melo deu voto favorável à privatização do fornecimento de energia elétrica no estado.

“Pode acontecer”, ironizou o jornalista Daniel Cassol ao compartilhar o print de uma notícia da época com a lista dos deputados que votaram a favor do projeto de privatização das estatais gaúchas.

Veja mais vídeos da chuva em Porto Alegre:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Augusto de Sousa

Recent Posts

Eduardo Leite flexibilizou 480 normas ambientais antes da tragédia que devastou RS

Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Rio Grande do Sul, em seu primeiro ano de…

26 minutos ago

Quem fez e como funcionam os purificadores de água doados por Felipe Neto ao RS

O governo federal está enviando purificadores de água ao Rio Grande do Sul para ajudar…

1 hora ago

Barcos e helicóptero: Exército está mobilizado para salvar cavalo “caramelo”, diz Janja

O resgate de um cavalo preso em cima de um telhado mobilizou autoridades e diversos…

2 horas ago

Caso Marielle: PF prende ex-assessor de Domingos Brazão e major apontado como chefe de milícia

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como…

2 horas ago

PL faz pesquisa picareta e mostra empate entre Michelle e Lula na disputa pela Presidência

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conduziu uma nova pesquisa para avaliar o potencial…

4 horas ago

Por que extremistas mentem nas tragédias humanitárias? Por Christian Lynch

Por Christian Lynch Para sustentar o ódio que radicaliza o eleitorado, a extrema-direita precisa semear…

4 horas ago