Após conversa com Delcy Rodríguez, Trump diz que Venezuela “vai muito bem”

Atualizado em 14 de janeiro de 2026 às 22:19
Donald Trump. Foto: SAUL LOEB / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (14) que manteve uma longa conversa por telefone com a presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e que “tudo vai muito bem” entre os dois países.

Trump descreveu a ligação como extensa e positiva, dizendo a jornalistas no Salão Oval que discutiram “muitas coisas” e que há progresso no relacionamento bilateral.

Do lado venezuelano, Rodríguez qualificou a conversa como longa, respeitosa e produtiva, enfatizando o diálogo em torno de temas de interesse comum.

A ligação ocorre num contexto de grande tensão internacional desde a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela no início do mês, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e fortaleceu o governo interino de Delcy Rodríguez.

Trump e Rodríguez discutiram, segundo o presidente americano, tópicos como petróleo, minerais, comércio e segurança nacional, comemorando avanços e cooperação entre as duas administrações.

O republicano elogiou Delcy Rodríguez, referindo-se a ela como “uma pessoa formidável”, e afirmou que os Estados Unidos estão “se dando muito bem” com a Venezuela.

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela. Foto: Getty Images

Essa comunicação marca um momento de aproximação oficial entre Washington e Caracas após semanas de hostilidades e incertezas políticas, com os Estados Unidos buscando estabilizar a situação no país sul-americano.

Analistas internacionais observam que esse tipo de diálogo pode sinalizar uma tentativa de normalização de relações e coordenação em questões estratégicas, inclusive econômicas e de energia.

A reunião telefônica também ocorre antes de eventos diplomáticos e negociações mais amplas envolvendo a região e os interesses dos Estados Unidos na América Latina, em meio à crise prolongada na Venezuela.