Após críticas, VÍDEOS em IA expõem o passado e os interesses da Globo

Atualizado em 4 de julho de 2025 às 10:11
Reprodução do início do vídeo feito por IA que faz um breve resumo da história da TV Globo

Um vídeo criado com inteligência artificial intitulado “A Verdade sobre a Rede Globo” viralizou ao criticar a atuação histórica da emissora. Trata-se de uma resposta a uma reportagem que comparou memes sobre Hugo Motta (Republicanos-PB) aos atos golpistas de 8 de Janeiro.

O conteúdo acusa a emissora de “representar os interesses dos bilionários” e de manipular narrativas políticas desde a ditadura militar. O material afirma que a companhia “ajudou a normalizar a violência do regime” e atuou contra os trabalhadores em momentos cruciais da democracia. Também são feitas críticas diretas a Motta e a operação Lava Jato.

“A Rede Globo é uma empresa bilionária de propriedade de bilionários. É por isso que seus jornalistas representam, como quaisquer outros funcionários, os interesses de seus patrões. A Rede Globo de televisão teve a sua concessão para operar sob a ditadura militar em 1965, um ano após o golpe que levaria tantas mortes e torturas”, diz trecho do vídeo.

“A gangue do Motta reduziu o imposto para os ricos, aumentou a nossa conta de luz e não quer isentar quem ganha até R$ 5.000. Só nós pagamos impostos. Os donos da Globo e os seus comparsas bilionários da Faria Lima não pagam nada e desfrutam de tudo.”

Na quinta-feira (3) o “Jornal Nacional” e o “Jornal da Globo” classificaram os vídeos feitos com IA em sátira ao presidente da Câmara dos Deputados como uma “campanha de ataques contra o Legislativo”, comparando-os às agressões promovidas por bolsonaristas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O Brasil vive momentos de riscos à democracia com esse acirramento”, declarou o jornalista Ricardo Abreu.

Os conteúdos sobre Motta, em tom humorístico, denunciam a atuação do parlamentar na defesa de medidas que beneficiam os mais ricos. Nos vídeos, o personagem “Hugo Nem Se Importa”, inspirado no deputado, aparece ironizando o povo e debochando de políticas públicas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) – Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Hugo Motta se doeu. O parlamentar, segundo aliados, nega ter firmado qualquer compromisso com o Palácio do Planalto e avalia que está sendo injustamente responsabilizado pela derrota do governo na votação.

“Sai de cena, Globo”

Em um segundo vídeo feito por IA que também viralizou, uma mulher critica duramente a cobertura do “Jornal Nacional” sobre o embate envolvendo o projeto de taxação dos mais ricos. “Trabalho 12 horas por dia e, pela primeira vez, posso falar para o mundo inteiro quanto sou explorada”, diz ela, em tom emocionado, antes de acusar a TV Globo de trair os interesses populares. “Vai enrolar massa que tu entende melhor”, ironiza, ao afirmar que o noticiário não é feito para o povo, mas para agradar setores do mercado financeiro, como a Faria Lima.

A fala viral se insere no contexto da reação popular à derrubada do decreto de aumento do IOF pelo Congresso, que gerou forte indignação nas redes. A mulher ainda acusa a emissora de fingir apoio às causas sociais enquanto, nos bastidores, defenderia interesses da elite. “Vocês mandam bem nas novela, mas mal no jornalismo. Sai de cena, Globo”, encerra ela, em um desabafo que sintetiza o sentimento de parte da população diante da cobertura da imprensa sobre o tema.

💸 A Globo só bate palma pra banqueiro.