Após escândalo de corrupção, primeiro-ministro de Portugal renuncia ao cargo

Atualizado em 7 de novembro de 2023 às 12:09
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, apresentou sua renúncia em meio a um escândalo relacionado a suspeitas de corrupção envolvendo a exploração de lítio.

A renúncia foi oficializada ao presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, que convocou o Conselho de Estado para abordar a demissão.

Entenda o caso

No início da manhã desta terça-feira (7), a Polícia Judiciária de Portugal (PJ) deteve cinco pessoas, incluindo o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, João Galamba. Cabrita foi detido em sua casa, em Lisboa, enquanto Galamba foi detido no Ministério das Infraestruturas.

As detenções ocorrem após as autoridades portuguesas suspeitarem que os políticos estão envolvidos em um esquema de corrupção relacionado a exploração de lítio em Portugal.

O caso investiga as concessões de exploração de lítio nas minas do Romano (Montalegre) e do Barroso (Boticas), um projeto de central de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines e o projeto de construção de um data center na Zona Industrial e Logística de Sines.

Antes de Costa apresentar sua renúncia, João Galamba já havia apresentado seu pedido de demissão ao próprio primeiro-ministro português.

João Galamba. (Foto: Reprodução)

Galamba disse que tomou a decisão “para não prejudicar o governo” e “para proteger a sua honra”.

Costa aceitou o pedido de demissão de Galamba e nomeou o secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, Jorge Delgado, como ministro interino.