Após fofoca da Folha, Allan dos Santos debocha de Moraes: “Querem me sequestrar”

Atualizado em 18 de agosto de 2024 às 23:25
Allan dos Santos e Alexandre de Moraes. Foto: Divulgação

O blogueiro de extrema-direita Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos, partiu para o deboche contra o ministro Alexandre de Moraes, ao afirmar em um vídeo que as autoridades brasileiras querem “sequestrá-lo” e, na sequência, mostrando a sua língua.

“Tem gente querendo me sequestrar”, disse o blogueiro. “Isso é maravilhoso, tem prós e contras”

O bolsonarista é investigado em diversos inquéritos, incluindo o das milícias digitais e das fake news, devido a seus ataques contra instituições e a democracia. Ele era o editor-chefe do site Terça Livre, contumaz disseminador de fake news.

Moraes expediu um mandado de prisão preventiva contra Santos e, em outubro de 2021,  também determinou a inclusão do nome do extremista na lista de Difusão Vermelha da Interpol, tendo soliciado aos norte-americanos a sua extradição.

Em novembro de 2022, uma conversa revelada neste domingo pela Folha de S.Paulo entre os juízes Airton Vieira e Marco Antônio Vargas revelou frustração com a Interpol e o governo dos EUA, que não haviam respondido adequadamente aos pedidos de prisão e extradição de Allan dos Santos.

Apesar dos múltiplos pedidos, a Interpol em Lyon não incluiu o nome do influenciador no alerta vermelho, sugerindo uma possível influência política no processo. O juiz Marco Antônio Vargas chamou a postura da Interpol e dos EUA de “sacanagem”, enquanto Vieira expressou seu descontentamento com a falta de resposta dos EUA ao pedido de extradição.

Os EUA informaram que não extraditarão Allan dos Santos por delitos que consideram como liberdade de expressão, mas estão dispostos a processá-lo por outros crimes, como lavagem de dinheiro.

O caso de Allan dos Santos envolve investigações sobre a disseminação de notícias falsas e atos antidemocráticos. A Polícia Federal alega que o influenciador está ligado a movimentos que buscam desestabilizar as instituições democráticas e o sistema de governabilidade do Brasil.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link