Após gerar debate por não ter negros no elenco, novela da Globo some com pai de santo da trama

Atualizado em 18 de agosto de 2018 às 8:50
Pai Didico

Segundo publicação do UOL, um dos personagens de “Segundo Sol” que prometia ter uma presença marcante na trama praticamente desapareceu. Pai Didico (João Acaiabe) tinha até o próprio núcleo. O ator é mais visto na reprise do remake de “Chiquititas”, em que interpreta o chefe Chico, que aparece quase em todos os capítulos.

Na sinopse da trama de João Emanuel Carneiro, distribuída à imprensa no lançamento da novela, há o núcleo “Terreiro”, composto por ele e a filha Doralice (Roberta Rodrigues) e que também seria frequentado por Groa (André Dias). No entanto, o pai de santo apareceu somente seis vezes, e há mais de um mês sumiu da história.

A última aparição de Pai Didico foi no capítulo 52, dia 12 de julho, quando jogou búzios para Luzia (Giovanna Antonelli) e fez, mais uma vez, a revelação de que havia uma mulher e um jovem muito importante em seu caminho – quem podem ser deduzidos por Karola (Deborah Secco), sua rival, e Valentim (Danilo Mesquita), o filho que ela não sabe ter sido roubado.

Acaiabe disse que essa foi a última cena que gravou para a trama. Segundo ele, não há nenhuma outra gravação de que ele participou que não tenha sido exibida e também não sabe quando voltará a gravar.

“Não sei, estou curioso. Fico de stand by. Quando aparece um trabalho paralelo tenho que conciliar. Tenho que ficar à disposição porque pode acontecer [uma gravação] na próxima ou em duas semanas. Sempre pensei que fosse [um personagem] maior. Fico na expectativa”, afirmou o ator de 74 anos.

Com 46 anos de experiência no ofício, Acaiabe diz compreender os rumos imprevistos que uma novela pode tomar.

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.