
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, anunciou em sua página no X que dará início à coleta de assinaturas para a instalação da CPI das Fintechs. A decisão do petista aconteceu depois da megaoperação da Polícia Federal que revelou o uso de bancos digitais e fintechs pela facção criminosa PCC, em um esquema de lavagem de dinheiro que envolveu R$ 52 bilhões:
“URGENTE:
Protocolei requerimento e vamos iniciar a coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados para a instalação da CPI das Fintechs.
Nosso objetivo é investigar as conexões entre o crime organizado, bancos digitais, fintechs e grandes setores produtivos e também a rede de desinformação que tenta confundir a população para favorecer criminosos que foi desbaratada na megaoperação realizada hoje pela PF e que revelou R$ 52 bilhões movimentados pelo PCC.
A CPI vai enfrentar o crime organizado, a intermediação das Fintechs da Faria Lima num sofisticado esquema de terceirização da lavagem de dinheiro e as redes de desinformação usadas para atacar instituições e fragilizar o combate à lavagem de dinheiro”.
URGENTE
Protocolei requerimento e vamos iniciar a coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados para a instalação da CPI das Fintechs.
Nosso objetivo é investigar as conexões entre o crime organizado, bancos digitais, fintechs e grandes setores produtivos e também a rede de…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) August 28, 2025
Conheça a íntegra do requerimento: