Após onda de calor recorde, temperatura despenca 14°C em SP e no RJ

Atualizado em 19 de novembro de 2023 às 22:31
Termômetros baixaram cerca de 14°C em São Paulo e Rio de Janeiro entre o sábado (18) e o domingo (19), quando a frente fria chegou de vez ao Sudeste. Foto: Reprodução

Uma brusca mudança climática atingiu as capitais do Sudeste e Centro-Oeste após uma intensa onda de calor, resultando em uma queda significativa nas temperaturas. Entre sábado (18) e domingo (19), os termômetros despencaram cerca de 14°C em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, marcando a chegada definitiva de uma frente fria à região. No entanto, as temperaturas devem se elevar novamente no Centro-Sul durante a próxima semana, antes da chegada de uma nova frente fria ao Sul do país.

A frente fria, que anteriormente afetava o Sul, alcançou o Sudeste no sábado, provocando não apenas chuvas intensas, mas também uma notável diminuição nas temperaturas em diversas localidades. No Rio de Janeiro, onde as temperaturas ultrapassaram os 41°C no sábado, a chegada da chuva no domingo resultou em uma queda para cerca de 28°C. Em São Paulo, o mesmo padrão se repetiu, com temperaturas caindo de aproximadamente 36°C para 20°C durante a noite e alcançando máxima de 23°C ao longo do domingo.

Os efeitos da frente fria já se fazem sentir no Centro-Oeste, com uma leve queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Espera-se que as chuvas continuem afetando a região, reduzindo as temperaturas em cerca de 3°C em comparação com o sábado.

Na segunda-feira (20), feriado de Consciência Negra, prevê-se chuvas fortes no Centro-Sul, com Minas Gerais, anteriormente sob calor intenso, também experimentando quedas de temperatura, temporais isolados e possíveis ventanias, com máximas abaixo dos 30°C.

Enquanto isso, no Sul do país, após dias de chuvas intensas e inundações, uma nova mudança no clima está prevista para a terça-feira (21), com ventos trazendo nuvens carregadas ao Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. O alerta é particularmente sério no Sul e no Oeste gaúchos, onde a chuva deve persistir. Em todo o país, espera-se um cenário de chuvas fortes e ventos intensos nos próximos dias, com a atmosfera aquecida podendo resultar em granizo e ventos de até 100 km/h em algumas áreas.

Apesar disso, as temperaturas devem se recuperar no meio da semana após uma breve queda no início. No Norte e Nordeste, chuvas esporádicas podem ocorrer, mas a frente fria central não deverá ser suficiente para amenizar as altas temperaturas nessas regiões.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link