A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) dominou as redes sociais no último fim de semana e se tornou pauta da GloboNews nesta segunda (11).
A proposta, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), precisa de 171 assinaturas para passar a ser discutida no Congresso Nacional, mas já virou assunto fora do Legislativo, com diversos veículos de comunicação debatendo o tema.
No programa “Estúdio i”, da GloboNews, a jornalista Andréia Sadi afirmou que a proposta “caminha a passos lentos, mas está bombando nas redes sociais”. “Só se fala disso entre parlamentares da base e de oposição”, relatou.
PELO FIM DA ESCALA 6×1
🚨URGENTE: furamos a bolha, finalmente a mídia pautando o assunto sobre a escala abusiva 6×1 parabéns @ErikakHilton @rickazzevedo vence y vence pic.twitter.com/7SaRu1grq4
— Dilma Debochada (@dilma_debochada) November 11, 2024
A PEC foi protocolada em 1º de maio deste ano e ganhou força com as discussões nas redes sociais. Atualmente, segundo Erika Hilton, o texto tem cerca de 100 assinaturas das 171 necessárias para ser pautado no Congresso.
Além do fim da escala 6×1, a medida também prevê uma alteração no limite de trabalho por semana, de 44 horas. A parlamentar defende uma mudança para a escala 4×3 (quatro dias trabalhados e três de descanso) e um limite de 36 horas semanais.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu uma redução para 40 horas semanais, mas disse que a discussão sobre a escala “deve ser tratada em convenções e acordos coletivos de trabalho”. Parlamentares de oposição, como o deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), têm criticado a PEC da psolista.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line