Após recusa de Bolsonaro, Lula entrega Prêmio Camões a Chico Buarque em Portugal nesta segunda

Atualizado em 24 de abril de 2023 às 7:51
O cantor e compositor Chico Buarque – Foto: Getty Images

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desta segunda-feira (24), em Portugal, prevê a cerimônia de entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, depois de quatro anos de espera.

A honraria foi concedida ao artista em 2019, mas não foi entregue porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar a documentação necessária para que Chico recebesse o diploma. A entrega também ficou prejudicada pelo confinamento imposto pela pandemia de Covid-19.

Diante da recusa do ex-capitão, todos os vencedores do prêmio, incluindo Buarque, ainda não o receberam. Entre eles estão o português Vitor Manuel de Aguiar e Silva (2020), a moçambicana Paulina Chiziane (2021) e o brasileiro Silviano Santiago (2022).

Chico Buarque e Lula – Foto: Reprodução

O prêmio que homenageia o poeta português Luís de Camões (1524-1580) é considerado a mais importante premiação da língua portuguesa e contempla anualmente autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com o Ministério da Cultura, o diploma foi criado em 1988 “com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural do idioma”.

Vale destacar que o ganhador do prêmio recebe 100 mil euros (R$ 555 mil), sendo metade desse valor subsidiado pela Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e a outra paga pelo governo português.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link