Após reportagem do DCM, fórum da deep web sugere apagar “provas” de ligações com atentado a creche

Atualizado em 13 de maio de 2021 às 15:12
Fabiano Kipper Mai é chamado de “herói” em fórum da deep web

Na semana passada, o DCM mostrou que um fórum da deep web, o Dogolachan, reivindicou a autoria do massacre na creche em Saudades (SC).

Após a reportagem, um membro anônimo do 28chan, fórum da deep web, publicou um link da matéria e recomendou que outros usuários apagassem posts e registros:

“Melhor apagar essas postagens pro gado/autoridades não ficar enchendo o saco do recinto” (sic).

Usando link de matéria do DCM, membros do chan sugerem apagar “provas”

Após a reivindicação do crime, o dono do Dogolachan, identificado como maquinista33, recomendou que os membros criassem um novo fórum se quisessem se associar ao atentado.

“Muitos de vocês estão se atrelando ao atentado e está foda, não entenda mal, não tenho nada contra você. Ao mesmo tempo, já dá pra saber que tem alguém de olho aqui, e na primeira chance, vai utilizar pra chamar atenção e comprometer o funcionamento do imageboard [fórum da deep web]” (sic).

Ele prossegue dizendo que não há “nada de criminoso” no fórum (apesar de discursos racistas, misóginos e antissemitas serem comuns, além de apologia ao nazismo) e que “não bate B.O no peito”.

“Haviam tentado me convencer a não deixar que vocês criassem a board novamente, mas decidi dar uma chance, e essa chance já está se apertando, desde o atentado, até o número de lurkadores [usuários que ‘espionam’ o fórum] requisitando a página aumentou. Pense nisso, pois eu não bato B.O no peito” (sic).

O DCM já havia mostrado que a reivindicação do atentado causou divergências no grupo, gerando um debate se o atentado seria ou não um “actvm sanctvm” (ato santo).

Após o massacre, no entanto, a divergência aumentou e eles agora temem consequências criminais.

“Vocês querem tomar pra si méritos de ações de terrorismo real, fiquem à vontade, mas quando isso pode vir a atrair muita atenção indesejada não apenas de paneleiros [membros mais novos no fórum que se organizam em subgrupos ou ‘panelinhas’]  e suzaninhos [membros que entraram no fórum após o massacre de Suzano] mas também de white knights [‘justiceiros da internet’] e forças de inteligência e segurança nacional, aí temos um problema” (sic), disse outro anônimo do fórum.

Maquinista33, identificado como dono do fórum, sugere que outros membros migrem para outros chans após reivindicarem atentado

Membros do Dogolachan, no entanto, não gostaram da publicação e chegaram a sugerir que ele foi feito por um “agente infiltrado” da “esquerdalha” e outro chamou o autor de “Lola” (uma referência a Lola Aronovich).

Mesmo assim, o dono afirmou que irá migrar o fórum para o 9chan (chan em inglês que permite livre criação de fóruns, com foco em segurança e liberdade de expressão) e no domingo (16) o Dogolachan será fechado.

Comunicado do dono do fórum causou revolta em outros membros