Após RS, enchentes atingem SC e deixam mais de 900 desabrigados

Atualizado em 19 de maio de 2024 às 23:03
Rio do Sul, em Santa Catarina, decreta situação de emergência após enchentes. Foto: SDC/Divulgação

As fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul agora atingem Santa Catarina. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) do estado catarinense, 20 municípios entraram em estado de alerta devido às inundações.

Em Rio do Sul, cidade mais atingida, a prefeitura decretou situação de emergência após o nível do Rio Itajaí-Açu atingir 9,06 metros. Em 48 horas, choveu 217 milímetros – mais da metade da chuva prevista para o mês.

Além de Rio do Sul, adotaram a medida as cidades de Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.

Mais de 900 pessoas estão desabrigadas. Cinco abrigos foram abertos na cidade para atender a população.

As autoridades alertaram para o alto risco de deslizamentos e orientam os moradores a estarem atentos a sinais como rachaduras no solo e trincas em paredes. Nesse caso, a prefeitura recomenda a evacuação imediata do imóvel.

Outras regiões do estado catarinense, como o Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis também tiveram chuvas intensas.

O governador de Santa Catarina, Jorgino Mello (PL), determinou a ativação do Centro Integrado de Operações da Defesa Civil estadual para monitorar o nível dos rios.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link