Após vencer perseguição política e o fascismo, Lula volta à Presidência

Atualizado em 1 de janeiro de 2023 às 10:41
O presidente eleito Lula (PT)
Foto: Reprodução/Carl de Souza/AFP

Cumprindo o artigo 78 da Constituição Federal, que determina que o presidente e o vice-presidente da República eleitos tomam posse em cerimônia no Congresso Nacional, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin estarão neste domingo (1º de janeiro de 2023) em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 15h. Ambos estarão acompanhados pelas esposas, Janja da Silva e Lu Alckmin. O rito da posse começa oficialmente às 14h30, quando Lula e Alckmin desfilarão em carro aberto pela Esplanada dos Ministério, em um trajeto de 1,4 quilômetro, até o Congresso.

Parte da cerimônia de posse deve acontecer na área externa do edifício principal do Poder Legislativo brasileiro. Antes de subirem a rampa, será hasteada a bandeira nacional e o presidente eleito passará em revista as tropas mobilizadas para o evento. Lula e Alckmin serão recebidos em seguida pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

De lá, seguem ao interior do prédio pela entrada principal. No trajeto até o plenário, os eleitos ainda serão saudados por autoridades no Salão Negro do Congresso Nacional. Conforme a Constituição, a sessão de posse é presidida pelo presidente do Congresso, cargo ocupado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Chefe de Estado

Após prestar o compromisso constitucional previsto no artigo 78, Lula será declarado empossado por Pacheco para seu terceiro mandato como Presidente da República do Brasil. Em seguida, presidente e vice assinam o termo de posse. A sessão será encerrada após falas de Pacheco e de Lula, que ainda deverá se dirigir principalmente aos parlamentares e autoridades

Após a posse, já no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, o presidente eleito recebe a faixa presidencial e faz seu primeiro pronunciamento oficial à nação, já por volta das 16h20.

Ao receber pela terceira vez a faixa presidencial e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, Lula (PT) vai reafirmar seu compromisso de unir e reconstruir o país, resultado do golpe que interrompeu o segundo mandato de Dilma Rousseff em 2016 e, sobretudo, dos últimos quatro anos, com a ascensão ao poder do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Lula falará principalmente aos brasileiros mais pobres, para quem planeja montar uma nova base de proteção social e revogar medidas de Bolsonaro que levaram o país de volta ao Mapa da Fome e aprofundaram os índices de violência. Outro dos temas prioritários de seu terceiro mandato, o desmatamento da Amazônia e uma nova política ambiental também estará entre os destaques de seu discurso.

Em seguida, já como Presidente da República, Lula dará posse aos ministros de seu governo e pode assinar os primeiros atos de seu novo mandato.

Compromissos

No último compromisso da agenda oficial, às 18h, haverá recepção de chefes de Estado e representantes de países, seguido de jantar, no Itamaraty. No entanto, Lula deve passar pelos palcos do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios, para saudar o povo presente na posse.

Em seguida, já como Presidente da República, Lula dará posse aos ministros de seu governo e pode assinar os primeiros atos de seu terceiro mandato.

Na agenda oficial, às 18h, o presidente vai participar de um jantar com autoridades no Itamaraty. No entanto, Lula deve passar pelos palcos do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios, para saudar o povo presente na posse.

Festa e cultura popular para celebrar o futuro

Paralelo à agenda oficial, o Festival do Futuro começa logo cedo, às 10h, com um cortejo de manifestações populares. Um dos temas lembrados será a chamada “invasão do povo” à Esplanada dos Ministérios em 2002, para a posse do primeiro mandato de Lula.

Divididos em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, a programação de shows começa logo após a posse institucional, por volta das 18h30. A lista é extensa e o encerramento está previsto para a madrugada da segunda-feira (2).

Confira:

  • 10h: Cortejo de manifestações populares
  • 11h: Show “Brasília de todos os ritmos”
  • 12h30: Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata
  • Intervalo para o desfile presidencial
  • 15h50: Juliano Maderada e Banda
  • Intervalo para as solenidades
  • 18h30: “Futuro Ancestral”, com Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood e Salgadinho
  • 19h40: “Outra Vez Cantar”, com Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma De Freitas
  • 20h55: “Amanhã Vai Ser Outro Dia”, com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz
  • 22h50: BaianaSystem convida Margareth Menezes
  • 0h10: Gaby Amarantos convida Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo
  • 1h10: Duda Beat convida Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
  • 2h10: Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias
  • 3h10: Valesca Popozuda convida Mc Marks e Mc Rahell

Divulgação - Brasil247/reprodução
O presidente eleito Lula (PT) e os cantores de sua posse. Foto: Reprodução/Montagem/RBA

Texto publicado originalmente no Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link