Appio admite conduta imprópria e, em acordo, desiste da vara da Lava Jato

Atualizado em 18 de outubro de 2023 às 21:46
Juiz Eduardo Fernando Appio. Foto: Reprodução/Justiça Federal

O juiz Eduardo Appio fez um acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) admitindo conduta imprópria quando esteve no comando da 13ª Vara Federal de Curitiba. Com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

O CNJ realizou nesta quarta-feira (18) uma audiência de conciliação entre Appio e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O afastamento do juiz da 13ª Vara pelo TRF-4 ocorreu após uma denúncia de que ele telefonou para o filho de um desembargador do tribunal fingindo ser outra pessoa. Appio passou a responder a um processo administrativo.

Inicialmente, o TRF-4 queria que o juiz admitisse ter feito a ligação e fosse removido compulsoriamente da Vara. No entanto, no acordo, o juiz admitiu apenas que teve conduta imprópria, sem especificar se fez ou não a ligação. Sua defesa apresentou um laudo demonstrando que não seria dele a voz gravada em um trote,

No acordo, o magistrado também concordou em desistir da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde pretendia retornar. Para permanecer na magistratura, Appio se inscreverá voluntariamente em um edital para ser transferido.

Após a transferência, o corregedor Luís Felipe Salomão encerrará o processo administrativo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link