Apresentador da BBC é afastado acusado de pagar jovem por fotos explícitas

Atualizado em 9 de julho de 2023 às 17:18
Sede da BBC (foto: WikiMedia Commons)

A BBC afastou nesta sexta-feira (7) um de seus principais apresentadores após denúncia dele ter pago mais de 35 mil libras (R$ 220 mil) para receber fotos explícitas de uma pessoa com 17 anos na época em que os pagamentos começaram a ser feitos.

O caso foi tornado público pelo jornal The Sun, que entrevistou a mãe da vítima. Ela disse ter visto os  extratos bancários comprovando os depósitos feitos, que começaram em 2020.

A mãe disse ao jornal que fez a denúncia contra o apresentador à BBC em 19 de maio, como forma de interromper os pagamentos que alimentavam o vício em crack da vítima do abuso.

No entanto, o apresentador só foi retirado do ar após a notícia ser publicada pelo The Sun.

O jornal disse que a rede iniciou uma investigação interna por crime cibernético, mas a família ficou frustrada por continuar a ver o acusado no ar, “talvez ainda enviando dinheiro”.

Um porta-voz da BBC disse que o caso estava sendo tratado com seriedade, e que a rede “tem processos para lidar com denúncias dessa natureza”.

Não é a primeira denúncia contra apresentador da BBC

A BBC tem um trauma histórico com má conduta em seu elenco, devido ao caso do apresentador de programas infantis Jimmy Saville, uma lenda na TV britânica.

Jimmy Saville. (Foto: Reprodução)

Depois de décadas comandando programas e ações de caridade, ficou comprovado que ele abusava sexualmente de crianças convidadas para participar dos shows.

Há um ano o caso se repetiu. O ex-DJ da rádio BBC Tim Westwood foi alvo de uma denúncia sobre abuso sistemático de jovens aspirantes a artistas em busca de uma oportunidade de mostrar seu trabalho.

Nos dois casos, a emissora foi acusada de ignorar alertas e denúncias preliminares.

Apresentador também teria enviado fotos explícitas

No novo caso, não há indicações sobre alguma ligação profissional da pessoa explorada com o apresentador alvo da denúncia.

A mãe disse que os pagamentos ajudaram a transformar a vítima em um “fantasma viciado em crack” em três anos. E que sentia-se mal ao ver o apresentador na TV.

Além de receber imagens, o apresentador também teria enviado fotos dele, feitas em seu local de trabalho.

O jornal The Sun informou que a família não pediu qualquer pagamento em troca da denúncia (uma prática dos jornais tabloides), e que ao tornar o caso público tinha apenas a intenção de que o apresentador parasse de enviar dinheiro para financiar o vício em drogas.

Em nota, a BBC deu a entender que não teria ainda evidências suficientes, embora tenha afastado o apresentador após a reportagem da sexta-feira:

“Se recebermos informações que requeiram mais investigação ou exame, tomaremos medidas para fazer isso.

Isso inclui tentar falar ativamente com aqueles que nos contataram, a fim de buscar mais detalhes e entender a situação.

Se, a qualquer momento, novas informações vierem à tona ou forem fornecidas – inclusive por meio de jornais – isso será feito de maneira apropriada, de acordo com os processos internos”.

A notícia repercutiu em todos os jornais e TVs britânicos.

A BBC é uma emissora pública, financiada principalmente por uma taxa anual obrigatória paga pelas residências para ter acesso aos canais, o que torna crises na emissora um problema governamental.

A decisão da rede de não revelar o nome do apresentador mesmo tendo afastado-o provocou uma onda de especulações nas redes sociais, com estrelas da BBC sendo apontadas como possíveis abusadores.

Recentemente, outro caso envolvendo um apresentador britânico e um jovem tomou conta das manchetes.

Philip Schofield, âncora do programa matinal da rede privada ITV, perdeu o cargo e caiu em desgraça depois da revelação de que tinha mantido um relacionamento com um jovem produtor.

Originalmente publicado por Media Talks

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link