Aprovação do governo Lula cresce e chega a 43% em julho, diz pesquisa

Atualizado em 29 de julho de 2023 às 14:23
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 43% dos brasileiros, segundo a nova pesquisa da consultoria Futura Inteligência, divulgada na sexta-feira (28).

O levantamento aponta um crescimento de 4,4 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior, de março, em que a gestão do petista atingiu 38,6% índice de ótimo ou bom.

De acordo com os dados, a avaliação do desempenho do governo Lula avançou entre aqueles que consideravam o governo como regular.

Apesar da melhora na aprovação do governo, a avaliação de Lula como presidente se manteve estável e oscilou positivamente de 44,1% para 45,6%.

Tanto Lula quanto seu governo tiveram melhor desempenho entre eleitores do segmento feminino e moradores da região Nordeste, além de eleitores mais jovens e idosos, assim como entre aqueles que recebem até 1 salário mínimo. Centro-Oeste e Sul são os locais em que Lula tem a pior avaliação.

Em relação a economia do país, 17,7% consideram ótima ou boa. Em março, esse mesmo índice era de 10,2%. Entre aqueles que consideram ruim ou péssima estão 42,8% dos eleitores. O percentual é 11,8 pontos menor do que o da pesquisa anterior (54,6%). São 38,9% os que consideram regular. No levantamento anterior eram 32,4%.

A pesquisa também perguntou sobre quais deveriam ser as prioridades do governo. Para 30,3% dos entrevistados a pauta principal deveria ser Saúde. Outros 20,7% dizem que deveria ser Educação e 18,1% o combate ao desemprego. 9,7% apontam Segurança e 8,1%, o combate à inflação. 7,6% ainda indicam que o agro deveria ser o setor prioritário.

O levantamento ouviu 1 mil pessoas por entrevista telefônica assistida por computador (método CATI) entre os dias 14 e 17 de julho. A margem de erro de 3,1 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link