“Aqui os Top Gun são reais”: FAB faz merchan de filme de Tom Cruise e ganha jabá

Atualizado em 9 de junho de 2022 às 9:43
Ação da FAB no cinema do Praia de Belas Shopping conta com assento ejetor e roupas de piloto de caça. Imagem: Paramount; Gabriel Centeno – Portal Aeroflap.

“Aqui os Top Gun são reais”: é assim que começa o vídeo publicado no canal da FAB (Força Aérea Brasileira) no YouTube que faz propaganda de ‘Top Gun: Maverick’, sequência do filme de 1986 estrelado por Tom Cruise, lançado no Brasil há duas semanas.

A FAB imitou a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que disponibilizou, pouco antes da estreia do filme, um comercial para recrutar novos jovens. A peça da corporação brasileira traz o seguinte enunciado: “Você é apaixonado por aviação? Já pensou em ser um verdadeiro Top Gun? Faça parte da Academia da Força Aérea e seja um aviador”.

A Marinha do Brasil entrou na onda e também produziu um vídeo motivacional em alusão à película. Trata-se de uma homenagem aos pilotos de caça da instituição, com cenas de operações e sobrevoos.

Comandante da FAB celebra jabá de rede de cinemas

A rede de cinemas Kinoplex deu um desconto para os militares que quiserem assistir ao longa. Os integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, incluindo oficiais e praças, mais um acompanhante, têm direito a meia-entrada em todas as salas da empresa.

“Atenção: este benefício é EXCLUSIVO para militares, não extensivo aos dependentes, sendo indispensável a apresentação da identidade militar na entrada da sessão/ato da compra”, diz a companhia em comunicado.

O brigadeiro Baptista Jr., comandante da FAB, comemorou o jabá em publicação nas redes e anunciou, nesta quarta-feira (8), que o desconto seguirá valendo até o mês que vem. “Mais de 13 mil militares já assistiram Top Gun na Kinoplex… promoção prorrogada por mais um mês”, festejou.

FAB realizou ação de marketing durante exibição de Top Gun

Em Porto Alegre, o órgão promoveu uma ação de marketing junto ao GNC Cinemas e o Praia de Belas Shopping. Durante a exibição do longa-metragem, a FAB, representada pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e pela Base Aérea de Canoas (BACO), aproveitou para se autopromover.

Ao som da trilha sonora original do filme, foram expostos equipamentos de voo usado pelos pilotos de caça, como macacão, jaqueta de voo, capacete e máscara de oxigênio.

A estrutura também contou com óculos de realidade virtual para que os visitantes pudessem se sentir como “copilotos” em um caça F-5. Para as crianças, foram distribuídas revistas e miniaturas de aeronaves de caça além de macacões infantis para tirar fotos no local.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Praia de Belas (@praiadebelas)

Ex-porta-voz de Bolsonaro faz propaganda do filme em artigo

Em artigo publicado no UOL, o general Otávio Rêgo Barros, ex-porta-voz do presidente Jair Bolsonaro (PL), elogiou Top Gun e disse que o filme traz mensagens de “superação e de superioridade”.

O militar usa os “ensinamentos” trazidos pelo filme para fazer uma relação descabida com os programas de governo dos candidatos à Presidência da República. Ele exalta o documento do apresentador Luciano Huck com “22 propostas para 2022” e pede para que os leitores “assumam-se como o Maverick”, personagem interpretado por Tom Cruise.

“Caros leitores, assumam-se como o Maverick, exijam doação extrema nos planejamentos, treinamentos e ação de seus candidatos. Escolham a melhor equipe para o Brasil e torçam para que os milagres aconteçam, como aconteceram no filme”, afirma Rêgo Barros.