
A Câmara Municipal de Araraquara, no interior de São Paulo, aprovou um projeto de lei na quinta-feira (14) que resultou na denominação de uma importante avenida na cidade como “Rua 8 de janeiro (vitória da democracia)”.
O projeto, proposto pelo prefeito Edinho Silva (PT), causou uma discussão entre os vereadores. Segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, durante a confusão, o vice-prefeito Darmiano Neto (PP) e os demais parlamentares do mesmo partido deixaram a Câmara, após uma pressão da ala bolsonarista.
Com a saída de políticos que votariam a favor, a medida precisou do voto de minerva pelo presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), para ser aprovada
O nome “Rua 8 de janeiro (vitória da democracia)” é uma referência aos acontecimentos ocorridos no início do ano, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Foi no endereço em questão que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava durante os atos golpistas.

Nos dias anteriores aos atos golpistas, Araraquara sofreu com fortes chuvas que causaram pelo menos nove mortes, além da destruição de diversas construções pela cidade. No primeiro fim de semana de mandato, Lula visitou áreas atingidas, mas voltou às pressas para Brasília em reação aos atos de bolsonaristas.