Aras defende que Google quebre sigilo sobre quem pesquisou “Marielle” dias antes do crime

Atualizado em 18 de agosto de 2022 às 16:53
Augusto Aras
Procurador Geral da República, Augusto Aras
Foto por: Evaristo Sá/AFP

O procurador-geral da República, Augusto Aras defendeu, em parecer entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quebra de sigilo de dados telemáticos de pessoas indeterminadas em investigações criminais.

A manifestação aconteceu dentro de recurso do Google contra uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em agosto de 2020, que manteve a decisão da Justiça do Rio de que a empresa forneça aos investigadores do caso Marielle a lista dos IPs e Device IDs de usuários que pesquisaram: “Marielle Franco”, “Vereadora Marielle”, “Agenda vereadora Marielle”, “Casa das Pretas” e “Rua dos Inválidos”, entre os dias 7 de 14 de março de 2018, quando a vereadora do PSOL e o motorista Anderson Gomes foram assassinados.

O número de IP é o “protocolo da internet” e com ele é possível acessar o endereço da conexão de internet de quem fez as pesquisas. Já a Device ID é a identificação de computadores e celulares, que está vinculada às pessoas. Essas informações combinadas permitem a localização de alguém.

Segundo os investigadores, estes dados são necessários para se chegar aos mandantes do crime contra Marielle e Anderson.

O Google, porém, argumenta que a medida fere o direito à privacidade dos usuários, o que pode transformar o serviço de pesquisa na internet em ferramenta para vigilância indiscriminada das pessoas.

O assunto repercutiu no STF e vai servir em futuras decisões judiciais sobre o mesmo tema em todo o país. O processo aguarda um despacho da ministra Rosa Weber, relatora do caso no STF, desde fevereiro deste ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link