Aras deve mandar recado a Moraes com provável arquivamento de ação de Bolsonaro

Atualizado em 21 de maio de 2022 às 15:40
Aras
Procurador-geral da República Augusto Aras
Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Augusto Aras, deve mandar um recado para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na próxima semana. A expectativa é que o recado de Aras venha junto do provável arquivamento da ação que o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou contra Moraes na quarta-feira (18), segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

De acordo com o jornalista, interlocutores do Procuradoria-geral da República (PGR) disseram que Aras deve registrar na decisão de arquivamento da representação de Bolsonaro que o Inquérito das Fake News tem expedientes questionáveis. Uma das críticas é a dificuldade que as defesas dos investigados e a própria PGR afirmam ter para acessar o processo, que tramita no gabinete de Moraes. O documento deve ser assinado pela vice-procuradora, Lindôra Araújo.

Na terça-feira (17), Bolsonaro processou Moraes por “abuso de autoridade”. O presidente acionou o STF contra o magistrado, questionando a inclusão de seu nome no inquérito das fake news.

O ministro Dias Toffoli rejeitou a queixa-crime de Bolsonaro, na quarta-feira (18), e disse na decisão que os fatos narrados na representação “não constituem crime” e que “não há justa causa para o prosseguimento do feito”.

A nova investida de Bolsonaro contra o ministro, agora na PGR, ocorreu no mesmo dia da decisão de Tofolli. A tendência é que Aras faça o mesmo que o ministro e rejeite a ação do presidente na tentativa de amenizar a crise entre os Poderes.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link