Área destinada à preservação tem criação de gado ilegal, desmatamento e trabalho escravo no Pará

Atualizado em 31 de julho de 2023 às 10:26
Área destinada exclusivamente à preservação tem criação de gado ilegal – Foto: Reprodução

Uma operação que durou quase dois meses na Amazônia apontou que uma reserva biológica era sistematicamente invadida por grileiros e desmatada pra abrir espaço para criação de gado ilegal. As informações são do programa Fantástico, da Globo.

Na Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, no Pará, criada em 2005 para proteger centenas de mananciais que abastecem os rios Xingu e Tapajós, além de crimes ambientais, pessoas estavam sendo exploradas em trabalho análogo à escravidão.

Foi feita também uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) pra apreender e retirar o gado da área de proteção ambiental. No entanto, os vaqueiros contratados pra reunir o gado trabalhavam de rosto coberto.

Área destinada exclusivamente à preservação tem criação de gado ilegal – Foto: Reprodução

Já os caminhoneiros pagos para levar os animais do local foram ameaçados em grupos de mensagens. “Já tem caminho pronto pra puxar boi ‘prendido’. Eu sou a favor do seguinte: passar fogo nesses caminhões. Nós não podemos deixar nada sair, não”, diz um dos áudios.

A Prefeitura de Altamira diz que qualquer irregularidade praticada por servidores será apurada e caso seja confirmada, pode exonerar os envolvidos. Os papéis comprovam que bois criados ilegalmente na reserva são vendidos impunemente.

A subprefeita de Altamira, Sandra Kronbauer, também foi multada pelo ICMbio em R$ 2,8 milhões por criar gado na reserva.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link