Argentina oferece ajuda diretamente à Bahia e Rui Costa aceita

Atualizado em 30 de dezembro de 2021 às 15:21
Rui Costa.
Rui Costa. Foto: Agência Brasil

Após a recusa do governo Bolsonaro em receber ajuda humanitária da Argentina, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (30), através das redes sociais, que o estado aceitará ajuda de forma direta, sem que o apoio precise passar pela diplomacia brasileira.

“A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, disse o governador pelas redes sociais.

“Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento”, completou.

Confira abaixo:

Leia também:

1- Randolfe quer convocar ministro para saber o motivo do Brasil recusar ajuda argentina

2- Cruzeiro que passaria Réveillon no RJ tem surto de Covid-19 e retorna para Santos

3- VÍDEO: Bolsonaro se diverte no Beto Carrero (SC) em meio à tragédia na Bahia

Rui Costa tentou conversar com governo Bolsonaro

De acordo com o governo, a Argentina ofereceu envio imediato de dez profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres.

Antes da recusa do Itamaraty, Rui Costa chegou a fazer um pedido de autorização para a missão estrangeira. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores recusou o apoio.

Em um trecho do documento enviado para dispensa da ajuda, o governo federal afirma que os recursos pessoal e financeiro são suficientes, com reserva de R$ 200 milhões para enfrentar a emergência. Rui Costa já afirmou que dinheiro é insuficiente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.