Argentina: deputados aprovam pacote econômico de Milei

Atualizado em 30 de abril de 2024 às 19:19
Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Fabrice Cofferini/AFP via Getty Images

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta terça-feira (30) uma nova versão do pacote econômico proposto pelo presidente Javier Milei.

A Lei Bases, uma versão resumida da Lei Ônibus que foi derrubada em fevereiro, foi aprovada por 142 votos a 106. Durante a votação, foram analisados individualmente os artigos da lei, dos quais o governo conseguiu manter a maioria.

Entre os temas votados estão privatizações, mudanças nos regimes de aposentadoria, reforma trabalhista e reforma agrária. Agora, o projeto segue para a Câmara Alta.

Na primeira tentativa de aprovar a lei, em fevereiro, o governo havia conseguido aprovar o projeto geral, mas perdeu nas votações por artigo. A Lei Bases, com cerca de 230 artigos, representa um terço da proposta original que fracassou em fevereiro, porém mais de 220 deles foram aprovados.

O pacote inclui medidas como declaração de emergência econômica e energética por um ano, delegação de competências que permite Milei dissolver estatais e privatizar empresas públicas, reforma do Estado, reforma trabalhista, incentivos a grandes investimentos e alterações na lei previdenciária, além de definir empresas estatais sujeitas à privatização.

Os deputados também aprovaram um pacote fiscal de mais de 100 artigos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link