Armazém do Campo São Paulo realiza Noite Cubana, em homenagem a Revolução de Cuba

Atualizado em 26 de julho de 2022 às 0:22

Armazém do Campo SP também é um espaço que compartilha a música, literatura, artes, teatro, cinema, entre outros. Foto: Armazém do Campo SP

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

No espírito da “Rebeldia Cubana” e em homenagem à Revolução em Cuba, vitoriosa em 1959, após tirar o ditador Fulgêncio Batista do poder e que resiste até hoje, o Armazém do Campo do MST em São Paulo realiza a Noite Cubana. Será uma noite de festa com comidas, bebidas e músicas do país.

O evento acontece no próximo dia 26 de julho, terça-feira, a partir das 18h, na loja do Armazém do Campo na capital paulista, localizada na Rua Alameda Eduardo Prado, nº 499, no Campos Elísios, em São Paulo. Após um período de pandemia, este ano a atividade volta a ser presencial.

Significado do 26 de julho

O dia 26 de julho, representa o Dia da Rebeldia Cubana, comemorado todos os anos, pelos Armazéns do Campo do MST, que realizam atividades de homenagem à Cuba e à Revolução Cubana. Além disso, as atividades homenageiam a resistência do povo de Cuba e cobram o fim do bloqueio econômico criminoso dos EUA à ilha, que já dura mais de 60 anos.

26 de julho é uma data importante para o povo cubano, pois relembra o dia do assalto ao Quartel de Moncada, que ocorreu em Santiago de Cuba, em 1954, e que deu início ao processo da Revolução Cubana, que se tornou vitoriosa cinco anos depois.

Na época, o Assalto ao quartel foi frustrado pelas tropas de Fulgêncio que prendeu todos, entre eles Fidel Castro, que ficou um tempo preso e depois conseguiu exílio no México. Porém, é a partir do exílio que Fidel começa a recrutar apoio e um grupo de pessoas, entre elas o médico argentino Ernesto “Che” Guevara, que iniciam um processo de organização para retornar Cuba, por volta de 1957, quando começaram a organização dos camponeses para a tomada do poder.

Produtos saudáveis e cultura popular

Além de comercializar produtos saudáveis da Reforma Agrária Popular, produzidos pelas famílias que vivem nos assentamentos e acampamentos do MST, um dos objetivos dos Armazéns do Campo espalhados pelo país é compartilhar com a sociedade outras dimensões da cultura, para além do alimento, explica o coordenador da loja em São Paulo, Ademar Ludwig.

“A gente traz também a música, a literatura, as artes, o vídeo, teatro, cinema. E como o MST, temos esse trabalho em torno da mística militante e revolucionária. E essa atividade é uma das principais que as lojas dos Armazéns tentam trazer para o seu legado. A noite cubana aqui no Armazém sempre foi muito bem vista, muita gente vem, a galera interage, e as pessoas se sentem entre os seus”, explica.

Ademar relata que o objetivo central da atividade é reunir parceiros da Reforma Agrária e apoiadores do MST e da Revolução Cubana, para relembrar a defesa desse processo revolucionário cubano e a democracia. “A noite cubana é justamente pra trazer a rebeldia na militância, para que ela siga firme na luta e agora, priorizando essa luta árdua contra o Bolsonarismo. E quem sabe a gente consiga essa vitória aqui também.”

Além da homenagem à Revolução Cubana, realizada todos os anos no Armazém do Campo – SP, Ademar conta que o Armazém também relembra outras existências da luta dos povos importantes na história da humanidade, como a Palestina “que é um povo, que mesmo perdendo o território continua sua luta há séculos, pela sua libertação e a Venezuela já está há anos também nesse processo de transformação”, destaca.

Programação e convidados

Entre as atrações da Noite Cubana estão previstas a apresentação de um grupo de música latino-americano, que fará o resgate da cultura latino-americana e caribenha. Além de pratos e bebidas típicas de Cuba, como o Arroz Congri – arroz com feijão e carne de porco; banana da terra frita, para acompanhar o prato; caldos para aquecer os participantes do frio. Também serão servidos os tradicionais Rum Cubano e o Mojito, feito com esse Rum, além de outras bebidas, sucos, cafés, etc.

O evento conta com a participação de representantes da embaixada cubana no Brasil, amigos e apoiadores da Reforma Agrária e militantes do MST.

A Rede Armazém do Campo e toda a diversidade de alimentos saudáveis, frutos da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil conta com mais de 500 itens por loja em espaços que respiram arte, cultura, saúde e luta. Encontre uma loja em sua cidade e conheça a experiência. Acesse: https://armazemdocampo.com.br/