Arthur do Val é cassado e fica inelegível por oito anos

Atualizado em 17 de maio de 2022 às 18:20
foto de Arthur do Val sentado em uma mesa com olhar preocupado e expressão séria.
Arthur do Val durante a sessão na Alesp. Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-deputado Arthur do Val (União Brasil) foi cassado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (17). O membro do Movimento Brasil Livre (MBL) vai ficar oito anos inelegível.

O plenário optou por seguir a deliberação do Conselho de Ética, que definiu que o Mamãe Falei quebrou o decoro parlamentar ao fazer falas misóginas contra mulheres ucranianas no começo de março.

No mês passado, Arthur renunciou ao mandato, mas a Casa entendeu que a ação dele era uma tentativa de evitar a inelegibilidade. Por causa disso, optou por seguir com o processo.

O caso Mamãe falei

Em março, quando se iniciou a guerra na Ucrânia, o deputado viajou ao país para, segundo ele, “ver o que está acontecendo ‘in loco’”, durante a invasão do país pelas forças russas.

No entanto, logo após voltar de lá, foram vazadas mensagens de voz em que ele faz comentários sexistas sobre as refugiadas ucranianas. Do Val chegou a dizer que as mulheres da Ucrânia “são fáceis porque são pobres”.

“É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo se você dá bom dia elas ‘iam’ cuspir na tua cara. E aqui elas são supersimpáticas, super gente boa. É inacreditável”, diz ele em um dos áudios.

“Mano, eu ‘tô’ mal. ‘Tô’ mal, ‘tô’ mal. Eu passei agora… são quatro barreiras alfandegárias. São duas casinhas em cada país. Mano, eu juro para vocês. eu contei: foram 12 policiais deusas. Deusas, mas deusas, assim, que você casa e, assim, você faz tudo o que ela quiser. Eu ‘tô’ mal, cara. Assim, eu não tenho nem palavras ‘pra’ expressar. Quatro dessas eram ‘minas’, assim, que você, tipo… mano, nem sei o que dizer. Se ela cagasse, você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”, diz o deputado em outra mensagem de voz.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link