Arthur Lira ameaça: o cangaço pode virar black bloc. Por Moisés Mendes

Atualizado em 5 de junho de 2023 às 19:55
Arthur Lira e presidente Lula. (Foto: Reprodução)

Por Moisés Mendes

Arthur Lira tomou café da manhã com Lula no Alvorada nesta segunda-feira. Esperavam que saísse falando em trégua. Saiu fazendo ameaças.

Disse à imprensa, com a frase abaixo, que o apoio eventual do centrão talvez não se mantenha sem a correção de falhas no atual modelo:

“O combustível está acabando”.

O combustível seria a dinheirama das emendas, que foi adotada por Bolsonaro, com Lira como capataz, e se mantém com Lula chantageado.

Lira foi dizer a Lula que é preciso recalibrar a liberação do dinheiro e também fazer mais concessões à direita dentro do governo.

Lula terá de fazer reacomodações nos ministérios. Lira alertou: se não for assim, talvez ele não consiga controlar o cangaço.

O alagoano foi deixar claro a Lula que comandava o novo cangaço na Câmara, com o orçamento secreto derrubado pelo Supremo (mas as emendas sobrevivem) e que agora não controla mais os cangaceiros.

Se precisasse de tradução, a mensagem seria essa: eu faço trabalho duplo, para a direita e para o governo, mas não estou dando conta dessa missão, porque as demandas não param de aumentar.

A chantagem, como parte da estratégia de sabotagem e estrangulamento do governo, pode mesmo estar fora do controle.

Lira ampliou e geriu o esquema das emendas que quase reelegeu Bolsonaro. Mas está dizendo que o centrão pode vir a ter vida própria, sem a necessidade de um grande gestor.

O que ele diz é que, assim como o bolsonarismo pode sobreviver sem Bolsonaro, o lirismo talvez siga em frente sem ele.

Lira também disse à CNN que Lula precisa ter uma base “cristalina”, como se isso fosse possível:

“Hoje o governo tem contado com a boa vontade desses partidos que estão votando republicanamente”.

A chantagem que Lira coordena seria coisa de políticos republicanos. Muitos jornalistas ditos liberais pensam a mesma coisa.

O jornalismo da grande imprensa manda dizer todos os dias a Lula que ele precisa liberar o que o centrão pede, para poder governar com a direita.

Arthur Lira. (Foto: Reprodução)

E Arthur Lira, o líder do cangaço, finge estar cansado para continuar fazendo jogo duplo e pedir sempre mais. Lira quer mais.

Está cercado pela Polícia Federal, não promete entregar o que combinou com o governo (e por isso não sabe se a reforma tributária passa na Câmara) e adverte, como blefe, que sem o seu comando os cangaceiros podem virar black blocs.

Originalmente publicado por Blog do Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link