Arthur Mamãe Falei, o deputado youtuber que ganha dinheiro fazendo seus pares de palhaços. Por José Cássio

Atualizado em 5 de junho de 2019 às 7:29
Esperto

Com 2,5 milhões de inscritos no seu canal do YouTube, Arthur Mamãe Falei virou deputado estadual pelo DEM e está colocando fogo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A última polêmica aconteceu nesta terça, 4 de junho, quando os parlamentares debatiam em sessão extraordinária o Projeto 04/ 2019, de autoria do governador João Doria e que eleva o salário dos fiscais de renda do Estado.

O deputado do MBL primeiro afirmou que queria ver a “cara de pau” de quem iria votar favorável. Na sequência, chamou os colegas de “vagabundos”.

O presidente da Casa, Cauê Macris, suspendeu a sessão para ver se os ânimos serenavam, mas em vão: neste momento Mamãe Falei já estava entretido numa live ao vivo com seus milhões de seguidores.

Na volta da sessão, foi ao microfone de apartes e reiterou tudo o que dissera momentos antes, para desespero de “velhas raposas” como Campos Machado, líder do PTB, e Barros Munhoz, chefe do PSB e que já presidiu a Alesp em duas oportunidades.

As bancadas de deputados do PT e do PSOL se juntaram aos demais indignados contra o que chamaram de intimidação da democracia.

No final da noite, corria uma lista de adesão a um pedido de acionamento do Conselho de Ética, do Ministério Público e da Justiça.

Além da acusação de intimidação e quebra de decoro, Arthur Mamãe Falei pode ser enquadrado por cometer crime financeiro, pois viraram rotina em plenário e nas salas de Comissões as suas transmissões ao vivo. Com quase três milhões de inscritos no seu canal, calcula-se em 20 mil reais o que arrecada a cada vez que aciona o play.

Colegas parlamentares dizem que ele age de caso pensado: cria a confusão e imediatamente começa a transmitir tudo.

Na sua posse, em 15 de março, torceu o braço da então líder do PT, Beth Sahão, ao tomar-lhe o microfone de apartes.

Em 15 de maio, quando estudantes e professores rumaram para a Alesp durante os protestos contra o corte de verba das Federais, ficou na grade acompanhado de policiais insultando os manifestantes.

A agressividade e as polêmicas protagonizadas pelo youtuber não configuram grande novidade na cena política brasileira. Por essa razão não dá para apostar que ele será enquadrado por falta de decoro ou por desqualificar a democracia intimidando seus pares.

Fazer dinheiro durante o expediente, porém, são outros quinhentos.

Por isso a curiosidade de saber qual será a decisão do MP e da Justiça assim que receberem oficialmente o relato do ocorrido nesta terça.

 

Jose Cassio
JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo