Articulação de Tarcísio com Moraes deve salvar mandato de senador bolsonarista de SC

Atualizado em 30 de abril de 2024 às 20:50
Alexandre de Moraes, presidente do TSE, o senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP)

Às vésperas do início do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode resultar na cassação de seu mandato no Senado, Jorge Seif (PL-SC) revelou aos seus aliados que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se tornou seu principal intermediário com o Judiciário.

O senador bolsonarista afirmou a pessoas próximas que o governador tem apresentado sua defesa aos membros do tribunal e tem trabalhado para estabelecer uma trégua entre ele e os magistrados, com gestos conciliatórios de ambos os lados.

Como informado no perfil publicado no domingo, Tarcísio organizou um encontro entre o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e Seif. Entre os bolsonaristas, há a expectativa de que o resultado do julgamento revele o quão eficaz foi a atuação do governador na mediação com o Judiciário. O TSE retoma o julgamento nesta terça-feira, que pode resultar na cassação de Seif por abuso de poder econômico.

Seif disse a aliados que, apesar das articulações, acredita que Moraes e os dois ministros alinhados a ele na corte eleitoral votarão por sua cassação, contabilizando três votos contra. No entanto, ele espera que Kassio Nunes Marques, Raul Araújo e Isabel Gallotti votem por sua absolvição.

Conforme informou a colunista Malu Gaspar, a previsão é que o caso divida o plenário com um resultado de 4 a 3, seja pela absolvição ou cassação. Seif disse a aliados que o voto decisivo deve ser o da ministra Cármen Lúcia.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link