Artistas e “celebridades” cubanas de Miami se juntaram para lançar uma versão de “Apesar de você”, de Chico Buarque.
A música composta contra a ditadura militar é usada para atacar o governo cubano. Os malandros colocaram na abertura que o clipe tem “permissão” do autor.
Os nomes que se juntaram a Juan Carlos Calderón são Albertico Pujol, Dianelys Brito, Sandra Pérez, José Téllez, Tony Cortés, Ramón e Ramoncito Veloz, Carmen Daysi, Felito Lahera, Grettel Trujillo, Carlos Zamplin, Judith González, María Teresa Pina, Ricardo Becerra, María Karla Rivero e Jean Michel Fernández.
São porta-vozes dos gusanos, ou “vermes”, termo que Fidel Castro cunhou para descrever as primeiras ondas de ex-proprietários de terras que fugiram da ilha para os Estados Unidos após a derrubada de Fulgencio Batista.
Essa turma foi acolhida por sucessivas administrações dos EUA, estabelecendo-se como a força mais vocal contra a Revolução Cubana. Ganharam força com Trump e seguem com Biden no apoio ao embargo econômico que dura cinco décadas.
Chico Buarque já desautorizou a palhaçada com sua canção.
https://www.instagram.com/p/CSwtGhlAZ-K/
Chico Buarque nos ha dicho que no es cierto que otorgó permiso para que en Miami usaran su canción “Apesar De Você “(A pesar de usted) en una campaña contra #Cuba. El autor no conocía esa versión ni los propósitos para los que se usó. @RedhBrasil @mariliakit5 @NovaezJose pic.twitter.com/iPShS3UfUZ
— REDH-Cuba 🇨🇺 (@edhcuba) August 22, 2021