Artistas gravam músicas autorais de Moa do Katendê, assassinado por bolsonarista em 2018

Atualizado em 14 de julho de 2022 às 21:03
Moa do Katendê

As músicas autorais do mestre de capoeira Moa do Katendê, assassinado em 2018 por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), serão interpretadas por artistas como Baiana System, BNegão, Emicida, Chico César, Rincon Sapiência, Criolo, Luedji Luna, Fabiana Cozza e Mateus Aleluia Filho, no disco “Raiz Afro Mãe”.

O primeiro single do trabalho, “Festa de Magia”, será lançado no dia 5 de agosto. Jasse Mahi Reis da Costa, filha de Môa, é uma das colaboradoras do ábum.

A família e amigos do compositor lutam pela manutenção do trabalho social de Moa do Katendê e pela preservação do legado de seu trabalho na capoeira e na música.

“Queremos dar continuidade às coisas que ele deixou. Mostrar para as pessoas que a cultura salva vidas e alimenta e alma das pessoas”, afirma Jasse.

Aos 63 anos, Moa foi morto a facadas em Salvador (BA) pelo barbeiro bolsonarista Paulo Sérgio Santana após o primeiro turno das eleições de 2018 por dizer que apoiava Fernando Haddad, então candidato do PT à Presidência.

O crime teve desfecho em novembro de 2019, quando o assassino foi condenado a 22 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima.