Artistas suecos assinam carta aberta pedindo exclusão de Israel do Festival Eurovision 2024

Atualizado em 31 de janeiro de 2024 às 16:49

Um grupo de artistas da Suécia, o país anfitrião do Eurovision deste ano, está solicitando que Israel seja impedido de participar do festival de canções por causa da guerra “brutal” do país em Gaza. Em uma carta aberta assinada por mais de mil músicos suecos publicada no jornal sueco Aftonbladet, eles denunciam o “desastre humanitário” em Gaza na sequência da resposta punitiva de Israel ao ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro.

“Somos mil artistas que acreditamos na música como uma força unificadora. O concurso de música Eurovision começou como um projeto de paz com a ambição de unir países e cidadãos através da música”, diz o manifesto. “Permitir a participação de Israel prejudica não apenas o espírito da competição, mas toda a missão de serviço público. Também envia o sinal de que os governos podem cometer crimes de guerra sem consequências. Portanto, apelamos à European Broadcasting Union (EBU): exclua Israel do concurso de música Eurovision 2024.”

Entre os signatários estão nomes como Robyn, Fever Ray e First Aid Kit e Malena Ernman, a mãe cantora de ópera da adolescente ativista climática Greta Thunberg, bem como centenas de outros dançarinos, artistas, DJs e coreógrafos. A carta observa que a guerra de 115 dias levou à morte de mais de 25.000 palestinos — incluindo 10.000 crianças — levando à destruição da “infraestrutura civil, causou condições de vida desumanas e forçou 85% da população a fugir”.

Também observa que o Tribunal Internacional de Justiça em Haia recentemente assumiu o caso de genocídio trazido pela África do Sul, decidindo que Israel deve agir para prevenir e punir qualquer incitação pública a cometer genocídio contra palestinos em Gaza.

“O fato de que os países que se colocam acima do direito humanitário são bem-vindos para participar de eventos culturais internacionais banaliza as violações do direito internacional e torna o sofrimento das vítimas invisível”, afirma a carta. A missiva se junta a pedidos semelhantes anteriores para excluir Israel feitos por mais de 1400 artistas na Finlândia e na Islândia. O concurso Eurovision deste ano está programado para acontecer em Malmö de 7 a 11 de maio.

A nota finlandesa anterior pediu à Companhia de Radiodifusão Finlandesa que boicotasse a competição e se recusasse a enviar uma delegação se a EBU — que administra a Eurovision — não agisse. Os vários esforços são semelhantes aos de 2022 após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que foi posteriormente banida do concurso daquele ano depois que os organizadores disseram que a inclusão “traria descrédito à competição”.

“Entendemos as preocupações e pontos de vista profundamente arraigados em torno do atual conflito no Oriente Médio. No entanto, estamos comprometidos em garantir que o Festival Eurovision da Canção continue sendo um evento não político no qual emissoras e artistas, não governos, competem. Desde a sua criação em 1956, o concurso uniu o público em todo o mundo através da música”, respondeu a direção do Eurovision em nota.

“Como uma organização liderada por membros, nossos órgãos diretivos – liderados pelo Conselho Executivo – revisaram a lista de participantes para o Concurso de 2024 e concordaram que a emissora pública israelense KAN atendeu a todas as regras da competição para este ano e pode participar, como fez nos últimos 50 anos. A EBU está alinhada com outras organizações internacionais, incluindo sindicatos e federações esportivas e outros órgãos internacionais, que também mantiveram sua postura inclusiva em relação aos participantes israelenses em grandes competições neste momento.”

A carta sueca vai numa direção oposta, com os autores dizendo: “Acreditamos que, ao permitir a participação de Israel, a EBU está exibindo um notável padrão duplo que mina a credibilidade da organização”.