Artrose no quadril: Lula passa por cirurgia nesta sexta-feira em Brasília

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 6:40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará, nesta sexta-feira (29), por uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose.

O petista tem enfrentado intensas dores nessa região por vários meses e recorreu a dois procedimentos em julho, a fim de mitigar esses desconfortos antes da cirurgia: uma infiltração e uma deneverção.

A cirurgia está agendada para ocorrer no Hospital Sírio-Libanês, localizado em Brasília, na manhã de hoje, de acordo com a equipe de assessoria de Lula. No entanto, o horário exato da operação e a sua duração não foram divulgados pelo Palácio do Planalto.

Após a cirurgia, Lula deverá realizar suas atividades de trabalho a partir do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, pelo período mínimo de três semanas. Além disso, ele deverá observar um período de recuperação de quatro a seis semanas durante o qual não poderá realizar viagens.

A expectativa é que o petista retome seus compromissos internacionais somente no final de novembro, quando planeja participar da COP 28 nos Emirados Árabes Unidos, após sua viagem ao Oriente Médio. Posteriormente, ele terá uma agenda programada na Alemanha.

O mandatário demonstrou otimismo em relação à cirurgia, enfatizando a importância dos cuidados pós-operatórios. A declaração foi feita durante a live semanal “Conversa com o Presidente”, na última terça-feira (26).

“Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista’, declarou.

Começa a murchar popularidade do presidente Lula no Nordeste. Veja dados da pesquisa Ipec - Folha PE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

Lula também mencionou que não será visto utilizando andador ou muletas após a cirurgia, pois seu fotógrafo pessoal, Ricardo Stuckert, se comprometeu a não registrar esse tipo de imagem. Stuckert também atua como secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do governo.

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito como se eu não tivesse sequer operado”, disse Lula.

O presidente, além disso, revelou que sentia dores fortes desde a campanha presidencial de 2022 e que não fez a cirurgia logo após as eleições para não passar uma imagem de fragilidade.

“Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, ele não passa otimismo para a sociedade”, disse o presidente

“Depois, eu queria operar logo depois das eleições. Mas, aí, falei: ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer que Lula está velho, ganhou a eleição e já está internado’”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link