As crianças da Líbia

Atualizado em 13 de junho de 2013 às 16:29
Edifício destruído por mísseis da aliança ocidental: inocentes mortos

Lembra quando as potências ocidentais decidiram mover uma guerra contra Gaddafi na Líbia?

As palavras eram lindas, e os mais ingênuos as compraram. Os líbios seriam libertados, enfim. A primavera estava chegando à Líbia.

Mas.

Mas a realidade é completamente diferente. O comando militar das potências ocidentais acaba de admitir que crianças foram mortas por engano.

Correspondentes internacionais na Líbia têm tido acesso a cenas lastimáveis. Crianças, mulheres, velhos – civis mortos pelos pretensos libertadores com suas bombas e mísseis.

Alguém tinha ilusão de que seria diferente?

Os povos árabes detestam os ocidentais. Com um discurso “civilizador”, eles no fundo trataram sempre de garantir para si as riquezas da região, a começar pelo petróleo.

O que está acontecendo na Líbia – e não só lá, mas em países como o Paquistão, o Iraque e o Afeganistão – apenas aprofunda o abismo de ódio que separa o Ocidente do universo muçulmano.  É nesse quadro que aparecem pessoas como bin Laden e organizações como a Al-Qaeda.

E depois de Gaddafi? Qualquer líder que tenha vínculos com o Ocidente será abominado pelos locais, como aconteceu no Iraque pós-Sadam Hussein. Por isso a Líbia é hoje um país sem futuro — e com um presente tenebroso.

Obama disse que o mundo tinha ficado mais seguro com a morte de bin Laden.

É desde já provavelmente a bobagem do ano.