As duas faces do Brasil em tempos de fascismo. Por Moisés Mendes

Atualizado em 8 de setembro de 2022 às 7:06
Jovens mostram “dedo do meio” para apoiadores de Bolsonaro. Foto: Lola Ferreira

Duas imagens esclarecedoras. A primeira, de Lola Ferreira, do UOL, é talvez a mais poderosa foto deste ano do jornalismo, no sentido de mostrar a face do Brasil do bolsonarismo em confronto direto com a cara dos que se opõem ao fascismo.

Mostra as duas faces em oposição, mesmo que os rostos dos bolsonaristas estejam de costas, e nem precisariam estar de frente.

As caras e os gestos dos jovens no ônibus, fazendo o que as circunstâncias permitem, são o que bastam.

É o Brasil das motociatas de tios e tias da extrema direita contra o Brasil que anda de ônibus.

O Brasil pró-Lula, pobre e negro, contra o Brasil branco e verde-amarelo da classe média bolsonarista ressentida e disseminadora de fake news.

Manifestando na frente da casa de Cristina Kirchner

Essa outra imagem é do jornalismo que contribui para a investigação policial. É uma foto banal, de peronistas se manifestando diante da casa de Cristina Kirchner, no bairro da Recoleta.

O que aparece ao fundo é o detalhe revelador de uma prova. O suporte com algodão é carregado por Brenda Uliarte, namorada de Fernando Sabag Montiel, o brasileiro que tentou matar Cristina.

A polícia tem outras imagens, em vários ângulos, em que os algodões aparecem. Brenda vendeu algodão ao redor da casa de Cristina nos dias que antecederam o atentado.

A conclusão da polícia e do Ministério Público é a de que ela estava ali para captar informações do ambiente, que passaria ao namorado.

Há mais imagens de fotógrafos profissionais e de câmeras de segurança. Eu não consegui no Página 12, que publicou a foto que está acima, a autoria da imagem.

(Texto originalmente publicado em BLOG DO MOISÉS MENDES)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/