As lições do coronavírus sobre a importância da saúde pública e de leis trabalhistas

Atualizado em 12 de março de 2020 às 19:43
Teste pra coronavírus. Foto: AFP

Circula na internet um texto interessante sobre as lições que o coronavírus está dando sobre a importância de um sistema universal de saúde pública e de leis que protejam os trabalhadores:

Suponhamos que, diante de uma epidemia Coronavírus, o governo do seu país recomende que, em caso de suspeita da doença, o cidadão procure um médico e fique em casa, para evitar transmiti-la. Só que esse mesmo país não possui uma lei federal que obrigue empregadores a oferecer licença saúde remunerada, portanto, muitos funcionários precisam escolher entre trabalhar doentes ou ficar sem salário — ou até mesmo perder o emprego, já que não há também garantia de seguridade trabalhista. Além disso, este país também não possui um sistema público de assistência a saúde, assim sendo, os que não podem pagar por um seguro saúde, evitam ir ao médico, com medo dos altos custos de um procedimento de saúde privado.

O país descrito acima é os EUA

E este é o coronavírus ensinando a importância de um sistema de saúde público universal.
É o coronavírus ensinando sobre a necessidade dos sistemas de proteção ao trabalhador.
É o coronavírus ensinando a importância do Estado como mantenedor de um pacto coletivo de cidadania.
É o coronavírus ensinando que, se deixarmos a vida em sociedade a cargo da meritocracia, ninguém está seguro.
É o coronavírus ensinando que não adianta você ter um ótimo plano de saúde e seguridade trabalhista, se os demais habitantes da sua cidade não tem.
É o coronavírus ensinando que se a sociedade não pode cuidar de todos, todos estão sob risco.