
Após anunciar sua aposentadoria no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso tentou ligar para o presidente Lula na quinta (10). Interlocutores do Palácio do Planalto relatam que o magistrado queria explicar pessoalmente sua decisão, mas o telefonema não foi atendido.
Segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, fontes próximas a Lula afirmam que o presidente ficou irritado com o anúncio feito sem aviso prévio. O gesto de Barroso causou desconforto político no Planalto, já que a saída repentina abre uma nova disputa pela vaga no STF, algo que o presidente preferia evitar neste momento.
Durante agenda em Roma, Lula comentou o episódio e classificou a decisão do ministro como precipitada. “Eu imaginava que ele fosse se afastar, mas imaginava que fosse demorar um pouco mais”, afirmou.
Durante conversa com jornalistas nesta segunda (13), o presidente afirmou que ainda vai avaliar quem será o indicado para a vaga de Barroso, mas adiantou que não quer um “amigo”, mas “um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira”

O presidente também ignorou outra ligação, desta vez de Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal, que tenta articular apoio para que o ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seja indicado à vaga de Barroso.
Lula agora terá de discutir o tema diretamente com Alcolumbre, que tem poder decisivo sobre a sabatina dos indicados ao Supremo. O nome preferido do presidente é o advogado-geral da União, Jorge Messias, mas sua aprovação dependerá do aval do Senado.