Categories: DestaquesPolítica

As ruas X os ratos: com 8% de aprovação, Temer tem 88% de adesão na Câmara dos Deputados. Por Kiko Nogueira

Eles

 

Um dos mantras abjetos de Michel Temer tem sido sua elegia da impopularidade. Segundo a ultima pesquisa Vox Populi, encomendada pela CUT, seu índice de aprovação caiu a 8%, um recorde histórico.

Nizan Guanaes, numa reunião no Planalto do tal Conselhão, sugeriu que ele aproveitasse esse detalhe para tomar “medidas amargas” (não para Nizan e seus pares, naturalmente).

“Ninguém faz coisas contundentes com alta popularidade”, afirmou o publicitário, num discurso passivo agressivo maluco em que só faltou chamar MT de — perdoe meu francês — bosta.

Michel, como um pato pateta, repete essa ladainha. “Estou aproveitando a suposta impopularidade para tomar medidas impopulares”, falou no mesmo dia em que anunciou que, infelizmente, não vai renunciar.

Essa inversão da lógica de uma democracia não vai salvá-lo porque, fora tudo, Temer não tem projeto nem para atender seus sócios. É um governo de desmonte das gestões anteriores e de salvação de seus próprios membros da cadeia.

O símbolo do descompasso de Michel com as ruas é que o único lugar onde ele é reconhecido é no lupanar da Câmara dos Deputados.

Segundo o Estadão Dados, Temer termina o ano com “a maior taxa de governismo já registrada na história recente” do local.

A adesão ao governo “é praticamente unânime na base aliada”, somos informados. “O PMDB, por exemplo, que tem a maior bancada da Casa, registra uma taxa de apoio a Temer de 97% – a mesma do PSDB, que tem o terceiro maior número de deputados.”

De acordo com Ivan Fernandes, professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC), a “alta coesão e governismo dos partidos corroboram a tese de que nosso sistema de governo é muito mais parecido com o parlamentarismo do que se imagina”.

Temer é popularíssimo no seio do que alguém chamou de sindicato de ladrões.

Na época do impeachment, dos 513 deputados federais inscritos para a votação que decidiu sobre a abertura do processo, 298 haviam sido condenados ou respondiam a processos na Justiça ou em Tribunais de Contas, dizia levantamento da ONG Transparência Brasil. Destes, 23 são investigados na Lava Jato.

O fato de MT ser querido entre vagabundos engravatados dá uma outra perspectiva sobre a crítica à inabilidade de Dilma em tratar com essa gente fina.

Michel foi vendido como o oposto de Dilma: um grande articulador, um Richelieu, animal político etc etc.

O que se viu, quando ele saiu do escuro, foi um anão acostumado a agir nas sombras em favor de sua turma, o que inclui mandar seu advogado receber malas de dinheiro vivo no escritório ou pressionar ministros para liberar prédios com apartamentos de outros ministros.

Michel, com sua falta de carisma e de pescoço, suas platitudes, sua agenda sem agenda, incorpora a contradição do sistema. A única maneira de diminuir o abismo entre a vontade das ruas e a do Congresso é a convocação de eleições diretas em 2017.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

7 minutos ago

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

44 minutos ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

2 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

3 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

4 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

4 horas ago