Às vésperas do 2º turno, vice de Milei defende “tirania” para acabar com crise na Argentina

Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 15:33
A chapa de extrema-direita nas eleições da Argentina é formada por Victoria Villarruel e Javier Milei. Foto: Reprodução

A vice do candidato de extrema-direita Javier Milei, Victoria Villarruel, defendeu uma “tirania” para resolver a crise na Argentina. Em entrevista a programa de TV do canal do grupo La Nacion, ela criticou o rival, Sergio Massa, e afirmou que essa seria a única forma de ajudar “um país devastado”.

“Me surpreende que Massa esteja incendiando tudo e pretenda assumir o poder no dia 10 de dezembro. Então, que país você quer assumir? Um país devastado. E como você acha que poderá resolver isso se não for com uma tirania?”, afirmou Villarruel.

A declaração ocorreu a quatro dias do segundo turno das eleições e em maio ao uma preocupação crescente de que a vitória de Milei poderia apresentar um risco à democracia argentina. Entidades, como a ONG Anistia Internacional, e até o presidente Lula têm citado essa possibilidade.

A fala gerou uma reação imediata de políticos rivais, que apontaram que seu posicionamento é uma “barbaridade”. O dirigente peronista Jorge D’Onofrio, ministro da Transporte de Buenos Aires, afirmou que a candidata a vice é quem realmente “tem um plano de governo”.

Aliados de Milei e de Villarruel também não gostaram muito da fala. O advogado Carlos Maslatón, militante liberal que foi importante para a carreira do candidato à presidência, repudiou a fala de sua vice.

“Ela promove uma tirania para a Argentina. Diz isso diretamente, confirmando o que eu já tinha advertido. Se eles ganharem as eleições, vão impor um estado de sítio com presos políticos e ativar esquadrões da morte”, afirmou Maslatón.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link