Assassinatos caem 4% no Brasil em 2023, mostra “Monitor da Violência”

Atualizado em 12 de março de 2024 às 6:45
Marcação de silhueta de corpo. (Foto: Reprodução)

A edição final do levantamento anual do “Monitor da Violência” mostrou uma queda de 4% nos assassinatos no Brasil em 2023 em comparação com o ano anterior. O estudo abrange vítimas de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, excluindo mortes por violência policial.

Esta é a terceira queda consecutiva e a menor da série histórica iniciada em 2007 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em colaboração com o g1.

A maioria das unidades da federação, 21 no total, registrou uma redução no número de assassinatos em 2023. Cinco estados tiveram aumento, enquanto um permaneceu estável. O índice de assassinatos por 100 mil habitantes também diminuiu, passando de 20,3 em 2022 para 19,4 em 2023.

Vale ressaltar que, apesar da melhoria, o Brasil continua com um dos maiores índices de homicídios no mundo, destacando desafios regionais no combate à violência.

Monitor da Violência

O Monitor da Violência, uma iniciativa conjunta do g1, FBSP e NEV-USP, foi crucial para aumentar a transparência das informações sobre segurança pública no país.

A parceria permitiu acompanhar os dados sobre mortes violentas de forma atualizada e padronizada, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

A divulgação dos dados pelo governo federal em um painel interativo também aumentou a disponibilidade de informações precisas sobre crimes violentos.

Após a redução de 4% nos assassinatos em 2023, o levantamento periódico do Monitor da Violência será encerrado, mantendo-se outras iniciativas da parceria.

“O Monitor da Violência teve e tem um papel estratégico para a discussão de vários temas sensíveis da agenda da segurança pública, a exemplo dos dados sobre redução e esclarecimento de homicídios, letalidade e vitimização policial, sistema prisional, violência contra mulheres, entre outros”, afirmaram Renato Sérgio de Lima e Samira Bueno, diretores do FBSP.

“Afinal, a experiência internacional revela que é a partir da ação intensa de disseminação de informações fidedignas e qualificadas que políticas públicas são provocadas e gestores se mobilizam”.

A queda no número de assassinatos foi impulsionada por estados como São Paulo, Pará e Bahia, embora tenha sido observada em todo o país.

Destaque para São Paulo e Rio

São Paulo continua com o menor índice de assassinatos por 100 mil habitantes, enquanto estados como Sergipe, Tocantins e Rondônia registraram as maiores quedas percentuais.

Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Por outro lado, estados como Rio de Janeiro e Pernambuco tiveram aumento no número de assassinatos, apresentando desafios adicionais para o combate à violência.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link