Assembleia-Geral da ONU aprova resolução de cessar-fogo imediato em Gaza

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 21:36
Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 12 de dezembro de 2023. Foto: Mike Segar/REUTERS

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta terça-feira (12) uma resolução que pede cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e Hamas.

A votação ocorreu após os Estados Unidos vetarem a medida durante uma reunião do Conselho de Segurança na semana passada.

Dos 193 países membros da ONU, 153 votaram a favor da resolução, enquanto 10 votaram contra, incluindo os EUA (que não tem direito de veto na Assembleia-Geral) e Israel. Além disso, 23 países se abstiveram.

As resoluções da Assembleia-Geral não são vinculativas, ou seja, não têm a obrigação de serem cumpridas, mas têm peso político e representam uma perspectiva global sobre o conflito na Faixa de Gaza.

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse antes da votação que havia aspectos da resolução que o governo norte-americano apoiava, como a necessidade urgente de abordar a situação humanitária em Gaza, proteger os civis e libertar reféns.

Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield. Foto: Bebeto Matthews/AP

Entretanto, Thomas-Greenfield argumentou que qualquer cessar-fogo seria temporário e, no pior cenário, perigoso tanto para os israelenses quanto para os palestinos.

“Qualquer cessar-fogo neste momento seria temporário, na melhor das hipóteses, e perigoso, na pior das hipóteses – perigoso para os israelenses, que estariam sujeitos a ataques implacáveis, e também perigoso para os palestinos, que merecem a chance de construir um futuro melhor para si próprios livres do Hamas”, disse.

A resolução aprovada nesta terça-feira também exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e pede que as partes em conflito cumpram o direito internacional, especificamente no que diz respeito à proteção de civis.

Antes da votação na ONU, o presidente norte-americano Joe Biden afirmou em um evento de arrecadação de fundos para sua campanha de reeleição de 2024 que Israel estava perdendo apoio internacional devido aos “bombardeios indiscriminados”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link