Assessor de Lira se encontrou com fornecedor de kit robótica no MEC

Atualizado em 26 de junho de 2023 às 14:23
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Reprodução

Um assessor de Arthur Lira (PP-AL) e o sócio da empresa fornecedora de kits robótica para prefeituras de cidades de Alagoas estiveram juntos em órgão do Ministério da Educação (MEC), pasta que liberou dinheiro para compras que estão sob investigação da Polícia Federal. Ambos são investigados pela corporação e foram alvos de operações no início do mês. A informação é da Folha de S.Paulo.

Luciano Cavalcante é o assessor mais próximo de Lira e um de seus auxiliares de maior confiança. Edmundo Catunda, que teve um encontro com o assessor, é sócio da empresa Megalic, que forneceu os kits de robótica. Ambos estiveram na sede do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Cavalcante entrou no prédio às 8h11, enquanto Catunda chegou minutos depois, às 8h15. As idas de Catunda ao local também coincidem com as datas de liberações de recursos.

Os registros de entrada no FNDE reforçam a proximidade entre os dois investigados e mostram que eles tinham trânsito no órgão durante o governo Bolsonaro. O empresário esteve 29 vezes no local entre fevereiro de 2021 e março de 2022.

O governo do então presidente destinou R$ 26 milhões para sete cidades alagoanas comprarem kits robóticas, mesmo que elas tivessem várias deficiências de infraestrutura. Todos os municípios tinham contato com a mesma empresa, a Megalic.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link