Associação do MP-RJ pede apuração de espionagem ilegal da Abin em promotora do caso Marielle

Atualizado em 27 de janeiro de 2024 às 15:15
Marielle Franco na tribuna da Alerj. Foto: Reprodução

A Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) enviou uma nota à imprensa expressando sua “surpresa e indignação” após a possibilidade de monitoramento ilegal da procuradora responsável pela investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco realizadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao autorizar buscas e apreensões contra o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, destacou a “instrumentalização da Abin para monitoramento da promotora de Justiça do Rio de Janeiro e coordenadora da força-tarefa sobre os homicídios qualificados”.

Bolsonaro e ex-diretor geral da Abin, Alexandre Ramagem.

Embora a decisão não mencione o nome da promotora, a Amperj ressalta que tal fato demanda uma apuração rigorosa para afastar suspeitas ou, caso confirmadas, aplicar as sanções cabíveis mediante o devido processo legal. As promotoras Simone Sibilio e Letícia Petriz integraram a força-tarefa entre 2018 e julho de 2021, mas não fica claro a quem se refere a decisão do ministro.

A entidade destaca a importância de elucidar os eventos, garantindo a integridade e a independência das instituições envolvidas na investigação do caso Marielle Franco.

O órgão ainda reforçou que o monitoramento ilegal de autoridades encarregadas de investigações sensíveis é motivo de preocupação e afronta aos princípios democráticos, demandando medidas efetivas para resguardar a imparcialidade do processo.

A Amperj também pediu a necessidade de uma apuração minuciosa para preservar a integridade da instituição e da procuradora envolvida na investigação do caso Marielle. Além disso, a nota ressaltou a importância do devido processo legal, destacando a gravidade do monitoramento ilegal e a necessidade de responsabilização caso as suspeitas se confirmem.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link