Destaques

Associação Médica Brasileira identifica desvio de milhões de suas contas bancárias

Publicado originalmente no site da APM

Médico. Foto: Reprodução

A Associação Médica Brasileira (AMB) anunciou recentemente ter identificado desvio de milhões de reais de suas contas bancárias, que teria sido realizado por funcionária administrativa. Contratou a empresa KPMG para uma auditoria, cujo relatório está no site amb.org.br.

Em busca da verdade, a Associação Paulista de Medicina solicitou que a AMB informasse de forma detalhada tais movimentações financeiras, pois a verdade precisa ser dita aos associados – sempre.

A AMB negou, em claro desrespeito aos delegados, que têm por obrigação averiguar a prestação de contas, já que integram o patrimônio do associado.

Fomos obrigados a recorrer à Justiça para obter acesso. No entanto, por meio de diversas artimanhas jurídicas, a disponibilização dos dados foi procrastinada. O Processo de número 1015026-17.2020.8.26.0100 foi proposto, em fevereiro deste ano, e somente agora tivemos uma sentença que obriga a AMB a fornecer em 20 dias as informações sobre as movimentações financeiras.

A própria empresa que fez a auditoria, a KPMG, alerta: “Restringimo-nos à análise das informações fornecidas e da documentação colocada à nossa disposição pela AMB. Dessa forma, este relatório não garante a inexistência de outros pontos, além daqueles aqui comentados.”

Ou seja, os dados fornecidos foram filtrados previamente pela AMB. Lendo-se atentamente o relatório da KPMG, nota-se alguns fatos que precisam de esclarecimentos, os quais dependem exclusivamente da AMB.

Nas páginas 116 e 117, surge uma informação extremamente preocupante: a conta corrente do Banco do Brasil “BB” – 115.688-8 agência 4223-4 desapareceu dos registros contábeis, entre janeiro de 2014 até 2018.

Contudo, esta conta continuou sendo abastecida pelo diretor financeiro Dr. José Luiz Bonamigo Filho. A operação se dava da seguinte forma: o dinheiro entrava no caixa oficial, principalmente do Banco Itaú agência 0646 conta corrente 72.151, e daí era transferido por ordem do diretor financeiro, desaparecendo dos registros contábeis. Também não aparecia no relatório anual da prestação de contas a ser apresentado à assembleia de delegados.

“Analisamos a movimentação da razão contábil da conta 1.1.1.02.003 do Banco do Brasil (115.688-8) para os anos de 2009 até 2014 e foi possível observar que o saldo contábil foi zerado em 8 de janeiro de 2014, não ocorrendo os registros contábeis das movimentações dessa conta corrente a partir dessa data” – página 42 do relatório da KPMG.

Deve-se destacar que os delegados de São Paulo foram impedidos de participar das assembleias de 2017 e 2018 por manobras da AMB, só conseguindo retornar em 2019, após decisão judicial pela qual questionávamos vários itens da prestação de contas que não foram adequadamente respondidos.

Fica a questão: O que aconteceu com o dinheiro que foi transferido para esta conta que permaneceu oculta?

Em seu relatório sobre a movimentação financeira desta conta, a KPMG ainda cita: “Foram observadas 436 transações entre 2015 e 2018, que totalizam R$ 3.959.163,74. Desses títulos pagos, apenas conseguimos identificar o sacado em 111 casos, que equivalem a 25% do total”.

Em março de 2019, a KPMG recomendou: “A AMB deve solicitar comprovantes/evidências de favorecidos aos bancos relacionados ao trabalho em andamento” – página 126.

Diante destes fatos, cabem inúmeras perguntas:

  • Se a AMB nada tem a esconder, por que não disponibiliza aos delegados as informações sobre suas movimentações financeiras?
  • Porque a AMB manteve durante quatro anos um caixa oculto de seus registros fiscais?
  • Qual foi o destino do dinheiro transferido para esta conta corrente?
  • Porque a KPMG não recebeu todos os comprovantes bancários de movimentação desta conta?

A Associação Paulista de Medicina não faz acusações levianas. Nosso único objetivo é obter informações precisas a respeito deste desvio de recursos da AMB para, de forma transparente – de acordo com a verdade -, informar os associados.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

6 minutos ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

1 hora ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

1 hora ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

2 horas ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

4 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

4 horas ago