
Nesta terça-feira (10), a vereadora Aava Santiago, que já foi alvo de ataques bolsonarista, usou as redes sociais para destacar que simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a procuraram para “fazer alguma coisa” para defender mulheres, crianças e idosos detidos em Brasília:
Em fevereiro 2021, já presidenta da comissão de direitos humanos da câmara de gyn (sic), auxiliei familiares de presos que buscavam notícia dos seus, no meio de um motim no complexo prisional Odenir Guimarães. Por causa disso, meu filho de 01 ano foi ameaçado de morte por um bolsonarista.
Hoje vários deles, que sempre me insultaram, oferendaram meu trabalho e riram quando disse que a ameaça ao Davi tinha me desencadeado uma crise de ansiedade sem precedentes, me procuraram para que eu “fizesse alguma coisa” para defender mulheres, crianças e idosos detidos em Bsb.
Eu não fiz piada, não joguei na cara tudo que já escutei ou enfrentei por defender que preso é gente. Eu disse, contudo, que quem leva filho pequeno, idoso e mulher gestante pra acampamento que pede interrupção do Estado Democrático de Direito é duplamente criminoso.
Essa mesma gente sempre idolatrou Trump, que separou centenas de crianças dos pais, nos campos de concentração criados na fronteira, para imigrantes ilegais. Essa gente não sabe que até pouco tempo na penitenciária Consuelo Nasser criancinhas impacientes já nasciam encarceradas.
Algumas delas, que conheci em uma das experiências mais tristes de minha vida, chegavam aos 4 anos sem nunca ter conhecido a liberdade, e respondiam aos agentes “sim senhor”, como se condenadas fossem. Recentemente nosso mandato levou banheira e enxoval para uma recém nascida.
Por isso, é doloroso ouvir que o que acontece com os golpistas de Brasília é violento. Ainda assim, direitos humanos são inegociáveis. Encaminhei solicitação ao MDH, que atua de forma muito responsável, para que grávidas e mães com crianças e colo fossem interrogadas com prioridade.
Em fev/ 2021, já presidenta da comissão de direitos humanos da câmara de gyn, auxiliei familiares de presos que buscavam notícia dos seus, no meio de um motim no complexo prisional Odenir Guimarães. Por causa disso, meu filho de 01 ano foi ameaçado de morte por um bolsonarista + pic.twitter.com/LoVrIjv5AR
— Aava Santiago (@aavasantiago) January 11, 2023