Ataque a tiros em escola de Sobral (CE) deixa 2 mortos e 3 feridos

Atualizado em 25 de setembro de 2025 às 12:24
Policiais na escola onde ocorreu ataque a tiros e Victor Guilherme, um dos alunos baleados. Foto: Reprodução

Um ataque a tiros deixou dois adolescentes mortos e três feridos na manhã desta quinta (25) na escola estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará. As vítimas fatais tinham 16 e 17 anos. O crime ocorreu durante o intervalo das aulas, quando os estudantes estavam reunidos no pátio.

De acordo com a Polícia Militar, dois homens passaram de moto atirando contra os jovens. A investigação inicial aponta que o crime tem relação com a disputa pelo tráfico de drogas na região. A polícia apreendeu entorpecentes, balança de precisão e embalagens com uma das vítimas.

Os três estudantes feridos foram socorridos pelo Samu e levados a uma unidade de saúde, mas até o momento não houve atualização sobre o estado clínico. Alunos relataram medo de voltar às aulas.

Um deles contou que escapou por não ter ido à escola no dia do ataque: “Hoje eu não vim, não sei se foi livramento, coincidência, não sei. Mas a gente sempre fica ali no pátio. E hoje falaram que passaram atirando”.

Outro estudante reforçou o clima de insegurança: “Não dá nem mais ânimo de vir, porque a gente vai estar correndo risco, né?”. A direção da escola dispensou os alunos após o tiroteio, mas ainda não há previsão para o retorno das atividades.

O ataque ocorre em meio a uma escalada de violência em Sobral. Na quarta (24), houve uma tentativa de homicídio perto de outra escola pública, no bairro Sumaré. No fim de semana, também foram registrados ataques ligados à guerra entre facções criminosas no município.

Em nota, o governador Elmano de Freitas (PT) classificou o caso como “intolerável e gravíssimo” e afirmou que determinou o envio da cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) a Sobral. “Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, disse.

Essa não foi a primeira vez que Sobral registrou violência em unidades de ensino. Em 2022, um adolescente armado abriu fogo contra colegas em outra escola estadual da cidade. Na ocasião, três alunos foram baleados e um deles, de 15 anos, não resistiu.

A escola Luiz Felipe atende exclusivamente turmas do ensino médio, com 1.159 alunos e 54 professores, segundo o Censo Escolar 2024. O desempenho acadêmico mostra contrastes: apenas 38% dos estudantes do 3º ano tinham nível adequado de português em 2023, mas, no Enem 2024, nove alunos alcançaram notas acima de 900 na redação, e outros 23 tiraram ao menos 800 pontos.

No primeiro semestre de 2025, a instituição promoveu um curso de cidadania voltado à convivência e ao desenvolvimento de relações saudáveis.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.