Ataque do PCC coloca agentes penais em alerta máximo em Rondônia

Atualizado em 18 de maio de 2024 às 20:26
Tentativa de atentado a tiros contra agente penitenciário em Porto Velho (RO). Foto: Reprodução

Uma tentativa de atentado a tiros contra um policial penal federal que trabalha na Penitenciária Federal em Porto Velho, no bairro Vila Tupy, colocou toda a categoria em alerta em Rondônia. A informação é do colunista Josmar Jozino, do UOL.

A principal suspeita dos investigadores é que o ataque foi encomendado por presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital). A tentativa de atentado ocorreu na manhã da última segunda-feira (13).

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o agente escapou do ataque. Foram disparados entre 10 e 14 tiros em direção ao policial – que pretendia ir até uma padaria e conseguiu correr.

Um suspeito foi preso 11 horas após o crime. Os criminosos usaram dois carros na ação, que foram encontrados queimados. A Polícia Federal (PF) está investigando a participação do PCC no ataque.

De acordo com um representante do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais de Rondônia, os funcionários do presídio de Porto Velho estão desesperados e temem novos atentados. A unidade prisional abriga líderes da maior facção criminosa do país.

O sindicado afirmou que os agentes estão com a saúde mental abalada devido às constantes ameaças do crime organizado e necessitam de cuidados psicológicos. “Muitos colegas estão doentes e até se isolaram”, disse.

Segundo o representante sindical, faltam investimentos para valorizar a categoria e grande parte dos agentes mora em locais de risco. Ele também destacou que os funcionários estão há um ano sem receber auxílio transporte e ainda não têm direito ao adicional de fronteira.

O PCC planeja matar agentes penais como represália à permanência dos chefes da facção em presídios federais, de acordo com a PF. Três servidores já foram assassinados: dois em Cascavel (PR) em 2 de setembro de 2016 e 25 de maio de 2017; e um em Mossoró (RN), em 12 de abril de 2017.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link