Ataque israelense a campo de refugiados em Gaza deixa 38 mortos

Atualizado em 5 de novembro de 2023 às 8:07
Exército israelense avança para Gaza. (Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI)

O conflito entre Israel e o Hamas atingiu seu trigésimo dia, e um recente ataque israelense em um campo de refugiados no centro de Gaza resultou em um saldo de 38 mortos e aproximadamente 100 feridos durante a noite do último sábado (4). A informação foi divulgada por Salama Marouf, chefe do gabinete de comunicação social do Hamas, após ser contatado pela agência de notícias Reuters.

Detalhes do Ataque e Vítimas

De acordo com informações do Hamas, a maioria das vítimas do ataque israelense era composta por mulheres e crianças. Horas antes do anúncio oficial do grupo, a agência de notícias palestina WAFA havia relatado um número ainda maior de mortos, estimando em 51 o total de vítimas fatais.

Ashraf al-Qudra, porta-voz do Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, informou que mais de 30 vítimas foram levados ao Hospital dos Mártires de Al-Aqsa, em Deir Al-Balah, como resultado do massacre no campo de Al-Maghazi, cometido pelas forças de ocupação.

Conflito de Longa Data

Ainda segundo o Hamas, desde o início do conflito, no dia 7 de outubro, quando o grupo lançou um ataque surpresa ao sul de Israel, resultando na morte de 1.400 pessoas e no sequestro de outras 240, um total de 9.488 palestinos perderam suas vidas nas mãos das forças militares israelenses.

Palestino carrega criança no colo após ataque de Israel na Faixa de Gaza. Foto: Yasser Qudih/AFP

Apelo internacional

Recentemente, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em comunicado divulgado na noite da última quarta-feira (1), afirmou que o conflito é palco de “cenas de carnificina” – na ocasião, o campo de refugiados de Jabaliya, situado no norte da Faixa de Gaza, havia sofrido um ataque israelense que culminou na morte de ao menos 50 pessoas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link
=