Ataques cibernéticos a empresas e funcionários. Como se proteger?

Atualizado em 4 de janeiro de 2021 às 15:53

As ameaças a quem trabalha em home office continuam a aumentar, e cabe a você saber como se proteger.

O número de ataques via e-mail a dados e informações tem aumentado bastante ao redor do mundo inteiro, e a grande maioria das organizações e empresas acham que é inevitável que elas eventualmente sejam vítimas desses ataques.

O problema é que, mesmo com o crescimento desse tipo de ataque, as empresas não oferecem nenhum tipo de treinamento ou dica para seus funcionários aprenderem a identificar esse tipo de ataque.

Esse problema se tornou ainda mais complicado com o advento do COVID-19. Muitas empresas e companhias acabaram aceitando que seus funcionários trabalhassem em home office, e esses funcionários continuam sem receber nenhum tipo de treinamento.

Esses ataques podem ser desde apenas um e-mail com links, ou anexos maliciosos, até tentativas de se passar por executivos, a fim de fazer transferências financeiras de forma fraudulenta.

Como as empresas devem proteger seus funcionários e suas informações

A melhor maneira de qualquer empresa evitar esse tipo de ataque é por meio de treinamentos. Informar seus funcionários sobre como se proteger deste tipo de ataque é essencial. É importante que eles saibam quais são os principais meios de ataque, e quais são os golpes mais recentes.

Educar e treinar os funcionários não apenas vai proteger os dados da empresa, mas também vai trazer mais consciência para essas pessoas no seu dia a dia. Mas a responsabilidade principal é da empresa, que deve sempre estar monitorando as atividades dentro do network da companhia.

Esse tipo de monitoramento de dados pode ser extremamente eficaz, já que é possível, dessa forma, identificar vazamentos, assim como ações não rotineiras por parte dos funcionários. O monitoramento de dados também faz com que os funcionários estejam sempre atentos, desencorajando o acesso a sites e páginas que não estejam relacionadas ao trabalho.

Restringir o acesso de usuários 

Companhias e empresas que usam sistemas que restringem o acesso de certos usuários de seus sistemas, de acordo com sua função, também estão dando um passo positivo em direção à mitigação de riscos relacionados a ataques de hackers.

Os funcionários não devem ter acesso a tudo o que está presente no sistema, limitando esses usuários a um nível de acesso mínimo, com poucos privilégios dentro do sistema em si, tudo de acordo com a função que estão exercendo. 

Usuários que não estão ativos devem sempre ser excluídos, já que esses “fantasmas” ainda têm acesso aos dados do sistema, e hackers podem utilizá-los para passarem despercebidos pelo monitoramento e realizar ataques cibernéticos.

Acesso remoto do sistema através de um VPN

Muitos sistemas permitem que o acesso remoto a seu banco de dados seja feito, e muitas vezes isso é extremamente necessário. Por conta disso, é importante proteger o usuário de ataques, já que caso seja interceptado, os dados e informações da empresa podem acabar em mãos erradas.

Uma forma eficaz de fazer isso é através do uso de um VPN de alta qualidade, por meio do qual os usuários que têm acesso amplo ao sistema da companhia ficam protegidos. O VPN, inclusive, deve ser utilizado por quem trabalha em home office, já que ele serve como um sistema de segurança para seus dados de acesso.

Home office, COVID-19 e a proteção de seus dados

Por mais que as empresas e companhias tenham sua parcela de responsabilidade, a verdade é que você, como funcionário e como internauta de forma geral, deve aprender a proteger seus dados e informações, mantendo-se sempre em dia com as novidades tecnológicas para saber o que há de novo no mercado.

Entender como os ataques cibernéticos acontecem é apenas o primeiro passo para começar a se proteger, o segundo é entender que seu comportamento de acesso a sites e outras informações na internet é algo privado, e que não deve ser concedido a qualquer site que peça isso por meio de cookies. 

Este momento de pandemia ainda não tem um fim certo, e até lá, os ataques continuarão acontecendo, e sempre haverá algum tipo de golpe novo no mercado. É importante estar sempre atualizado para evitar cair em algum tipo de fraude, afinal de contas, certos ataques têm como objetivo fazer transações bancárias fraudulentas, e podem atingir diretamente o seu bolso!