Em meio à onda de protestos violentos incentivados pela extrema direita no Reino Unido, ao menos 150 pessoas foram presas. A revolta começou depois que influenciadores espalharam informações falsas nas redes sociais sobre a suposta nacionalidade e religião de um adolescente britânico que matou três meninas de 7 a 9 anos há uma semana.
Por conta das fake news, boa parte dos atos violentos estão se concentrando e sendo direcionados contra mesquitas ou locais de alojamento para migrantes que solicitam asilo. Uma delegacia, biblioteca e instalações comunitárias em todo o país também foram alvo de vandalismo e incêndios. Abaixo, vídeo de manifestantes de extrema-direita incendiando o hotel Holiday Inn Express em Tamworth, no Reino Unido, que abriga imigrantes.
🚨Novas cenas de manifestantes de extrema direita britânicos incendiando o hotel Holiday Inn Express em Tamworth, no Reino Unido, que abriga imigrantes. Homens, mulheres e crianças estão neste asilo.
Bandos de criminosos nazistas pic.twitter.com/2BAD4NNaKr
— Junior Barbosa (@JuniorB71454743) August 4, 2024
A ministra da Polícia, Diana Johnson, descartou a necessidade de recorrer ao Exército, afirmando que as forças de segurança estão adequadamente equipadas. O superintendente Alex Goss criticou o comportamento dos manifestantes como “deplorável”.
Os protestos, iniciados na última sexta-feira (2) sob o lema “Enough is enough”, chegaram ao quarto dia com atos violentos, incluindo ataques a policiais, saques e incêndios em lojas e instalações comunitárias. Manifestantes jogaram tijolos, garrafas e sinalizadores nos agentes de segurança, agredindo-os, enquanto saqueavam e queimavam lojas, gritando insultos anti-islâmicos. Confira abaixo alguns registros do que está acontecendo no Reino Unido:
A extrema direita é criminosa em qualquer lugar,estão roubando as lojas dos imigrantes em uma onda de ataques que latinos negros e imigrantes no Reino Unido vêm sofrendo. pic.twitter.com/xWA92sKcoW
— lore alvess (@alor3n4) August 4, 2024
NOJENTO
Imagens filmadas em Leeds, norte da Inglaterra, mostram manifestantes ingleses de extrema direita zombando da oração islâmica na tentativa de insultar os contramanifestantes muçulmanos.pic.twitter.com/wT8ZZsYVAz
— Junior Barbosa (@JuniorB71454743) August 4, 2024
O Reino Unido foi destruído, é a luta entre os Hooligans vs. Mulçumanos …. pic.twitter.com/mHqTZlOreW
— Dan (@DanChandllerF1) August 4, 2024